Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
As estruturas de passagem são quase as mesmas da rede de dados cabeada. O que muda é que no lugar do armário de telecomunicações ou rack há os quadros de disjuntores e distribuição. Esses quadros podem ser primários ou principais e secundários ou distribuídos.
Outros níveis organizacionais de quadros elétricos também existem e podem ser bem utilizados, mas, em ambiente doméstico ou comercial, não vale a pena, uma vez que a relação custo/benefício é elevada.
Eletrodutos, canaletas e eletrocalhas são comuns, mas, agora, é possível utilizar um eletroduto de 3/4", por exemplo, para passar até 5 fios de 1,5mm2. Uma instalação elétrica doméstica é menos suscetível a alterações do que uma em ambiente comercial. Os conduítes antichamas também podem ser utilizados em espaços curtos e em circuitos elétricos terminais, como em uma caixa de tomada. Evite usar conduítes para as ligações dos quadros elétricos.
A ocupação das estruturas de passagem também deve obedecer aos 40% aplicados às redes lógicas cabeadas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados