Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
Dentre os componentes do quadro elétrico, podemos listar os seguintes, com suas respectivas funções:
Barramento de aterramento – É uma barra de cobre com parafusos e arruelas que fica afixada sobre calços plásticos no interior do quadro elétrico. Os barramentos mais modernos são feitos em latão, metal composto com maior resistência mecânica do que o cobre e de custo mais baixo, com um corpo principal vazado lateralmente, por onde são admitidos os fios e presos por parafusos no próprio corpo metálico. Esse tipo de barramento possui um suporte, feito em material isolante, com trava na cor indicativa de sua função, nesse caso, verde (Figura 5).
Barramento de neutro – Composto pelos mesmos materiais do barramento de aterramento, diferindo apenas na cor indicativa de sua função, que é azul claro.
Disjuntor termo magnético (DTM) – Os disjuntores são, em linhas gerais, interruptores que se desligam automaticamente sob algumas condições, visando dar segurança às instalações elétricas. Cada disjuntor tem um valor nominal de corrente e uma curva de desarme ou disparo. O disjuntor protege contra sobrecarga, sobrecorrente e curto circuito. Ele dispara tanto pelo rápido aquecimento do condutor quanto pelo aumento do campo eletromagnético (Figura 6).
Os disjuntores termomagnéticos mais comuns são os de curva B, indicados para cargas resistivas, e os de curva C, indicados para cargas indutivas.
Interruptor diferencial residual (IDR) – É um interruptor que funciona com fase e neutro. Ele desarmará toda vez que houver uma corrente demandada pelo condutor fase e que não houver retorno pelo neutro. Como exemplo podemos pensar em alguém levando um choque elétrico. Nessa situação, a energia passará pelo corpo da pessoa e não pelo neutro.
O disparo de um IDR é rápido, deixando apenas um breve susto em quem levou o choque elétrico.
Disjuntor diferencial residual (DDR ou DR) – É, basicamente, a união de um disjuntor termomagnético com um interruptor diferencial residual. Ele desarmará em condições de sobrecorrente, sobrecarga, curto circuito e choque elétrico (Figura 7).
Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) – É um dispositivo que age causando um curto circuito quando a tensão sobe acima de um determinado valor. Esse curto não causa problemas, pois ele faz com que o disjuntor próximo ao DPS desarme. Isso faz com que os equipamentos elétricos estejam protegidos contra sobre tensão (Figura 8).
Quando um DPS realiza sua proteção, ele fica irreversivelmente avariado, precisando ser substituído por outro. Os modernos DPS em cartuchos facilita muito essa substituição.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados