Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 03 - Equipamentos Envolvidos

Bridge (ponte)

A bridge é um equipamento ativo de rede que faz a interligação entre dois segmentos de rede ligados por uma linha de comunicação, a ponte opera na camada de enlace e é semelhante ao switch fazendo a filtragem, o repasse e regeneração do sinal elétrico, além de ser possível fazer a conversão de tipos de tecnologias de rede diferentes, um exemplo de uma ponte é o AP (Access point) utilizado em redes sem fio, além de aumentar a abrangência da rede local através da tecnologia sem fio, ainda é feito uma conversão de tecnologias de rede sem fio e cabeada.

Bridge (ponte) Ethernet de 100 Mbps e quatro portas

 

Roteador

O Roteador é o equipamento da rede localizado na borda das redes para fazer a interligação entre diferentes redes, é o elemento da camada de rede do modelo TCP/IP e OSI e é responsável pelo encaminhamento dos pacotes que tem endereço de destino diferente dos computadores que estão no mesmo enlace da rede, ou seja, quando um endereço de destino está fora do domínio da rede local, esse mesmo pacote é encaminhado ao roteador para que ele possa informar qual o caminho correto para se chegar ao computador destinatário que se encontra fora da rede.

Ele tem que ter obrigatoriamente uma interface com o endereço IP da rede em que ele está diretamente conectado e precisa de pelo menos outra interface para direcionar os pacotes para o destinatário que se encontra em outra rede. Internamente, ele conta com um software, composto de uma tabela de roteamento que é consultada sempre que um pacote chega nele para se determinar qual o caminho a seguir pra chegar ao destino.

O algoritmo de roteamento é responsável pelas decisões de encaminhamento de pacotes e essas decisões são tomadas localmente.

É necessário, então, fazer a distinção entre roteamento e encaminhamento. O primeiro é a tomada de decisão sobre qual caminho deve-se usar e o preenchimento da tabela de roteamento. Já o segundo, é a forma de tratamento do pacote quando ele chega ao roteador e é, então, encaminhado para uma das linhas de transmissão para saída do pacote.

Roteador VPN para pequenas empresas

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados