Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 03 - Equipamentos Envolvidos

Equipamentos ativos

Equipamentos de rede que geram sinais, recebem e são conversores de sinais elétricos ou ópticos. Na maioria das vezes são equipamentos inteligentes que podem tomar decisões baseados em softwares.

 

HUB

Um hub é um dispositivo que atua na camada física, isto é, ele apenas recebe o sinal que chega por uma porta e replica este sinal nas outras portas. Como ele é somente um repetidor de sinal, ele simplesmente recria, reforça e retransmite tudo que ele perceber como sinal, inclusive ruídos. Estes ruídos podem ser colisões de sinais, quando dois computadores tentam enviar dados simultaneamente, ou podem ser interferências eletromagnéticas que chegarem em qualquer uma das suas portas. A Figura 5 mostra um exemplo de hub encontrado no mercado.

Os hubs foram os primeiros dispositivos a serem usados para interligar LANs. Esta interligação de LANs pode ser feita usando uma hierarquia de vários níveis. Esse arranjo de projeto é chamado multinível. Como exemplo, um nível pode ser a dos departamentos administrativos, outro nível para as escolas (engenharia, geologia, administração etc.), e um outro nível para o acesso acadêmico público. Quando se refere a um projeto multinível, pode-se dizer que este projeto é dividido em camadas, como se fosse um prédio de alguns andares, em que cada andar é referente a uma camada.

É importante notar que a interligação de vários segmentos de LAN criam uma grande rede local com o mesmo domínio de colisão. Ou seja, quando dois ou mais computadores ligados à rede tentam transmitir ao mesmo tempo, os sinais transmitidos vão colidir, assim como em um cruzamento onde dois ou mais carros vindos de caminhos diferentes tentam passar pelo cruzamento ao mesmo tempo e colidem.

Hub de 8 portas a 10 Mbps

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados