Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 03 - Equipamentos Envolvidos

Switch

Diferentemente do hub, o switch não repete sinais em todas as portas, ele é considerado um chaveador ou, tecnicamente, pode-se chamar comutador, é um equipamento de infraestrutura de rede que trabalha na camada de enlace do modelo OSI e na camada de acesso a dados do modelo TCP/IP.

Ele é um dos elementos da camada de enlace e propicia a entrega confiável dos quadros Ethernet entre os computadores da mesma rede, ou seja, quando um computador que está ligado em uma das portas do switch envia uma informação para algum outro computador da mesma rede, somente o computador de destino vai receber a informação.

Os switches definem limites de colisão, quando mais de dois computadores transmitem ao mesmo tempo pode haver colisões assim como dois carros que tentam passar ao mesmo tempo em um cruzamento, o sinal que fica no cruzamento pode ser comparado ao switch, que vai fazer o papel de um semáforo para liberar ou bloquear a conexão entre os computadores.

Eles podem interconectar LANs de diferentes tecnologias, incluindo as tecnologias Ethernet 10BaseT, 100BaseT e as Gigabit Ethernet tradicionalmente, podendo interligar outras tecnologias diferentes.

O switch é normalmente conectado diretamente ao computador, tem um mapa de endereços e através de suas portas usam como base para identificar os computadores um endereço de comprimento de 48 bits, que convertido para base hexadecimal fica com o seguinte formato: AA-AA-AA-AA-AA-AA, esse endereço é usado pela indústria para fazer a identificação hierárquica das interfaces de rede, sendo que os primeiros 24 bits são destinados à identificação do fabricante da placa e os outros 24 bits são destinados a identificação da placa do fabricante.

Ele tem duas características importantes para garantir seu funcionamento e a entrega confiável de informações na rede local, uma é a filtragem e outra o repasse. A filtragem é um recurso do equipamento para saber se deve ou não descartar o quadro que chega nele através de endereços MAC (Medium Access Control) mapeados, o repasse é a maneira de direcionar a informação para as portas do switch, essas duas funções são feitas através da tabela de comutação.

Swicth de 24 portas a 1 Gbps

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados