Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
O conversor de mídia é um equipamento ativo de rede que trabalha na camada física e faz a conversão entre os diferentes tipos de tecnologias de transmissão de rede. Na Figura 9 é possível ver um conversor de fibra-ótica para cabo UTP. O conversor funciona como um repetidor de sinais, fazendo a replicação dos bits que chegam em uma porta para a outra porta sem o tratamento de verificação e correção de erros.
O Access Point é um equipamento ativo de rede. Como discutido nas sessões anteriores, ele é uma forma de bridge que opera na camada de enlace e faz o tratamento dos quadros para verificação e correção de erros.
Sua principal função é o aumento da abrangência da rede local através de acesso sem fio a Internet a áreas em que um projeto de cabeamento seria inviável para conceder acesso a dispositivos móveis, notebooks etc. Bastante utilizado em locais em que se realizam eventos dos mais variados, utilizado também em praças de alimentação de shoppings, bares, restaurantes, boates etc. Como mostrado na Figura 10, ele tem só uma interface de rede por onde chega o cabo, e pode ter uma ou mais antenas dependendo da tecnologia de transmissão utilizada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados