Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Na disciplina de Sistemas de Conectividade você aprendeu que para uma máquina conseguir utilizar a rede ela precisa ter as seguintes informações:
Também na disciplina de Sistemas de Conectividade você estudou para que servem o endereço IP e a máscara de rede. Agora você também já sabe para que serve a rota padrão (ou rota default). Em outro momento, você estudará o DNS. Como você já aprendeu a configurar o endereço IP e a máscara de rede, iremos agora aprender como configurar as rotas de uma tabela de roteamento.
Lembre-se que em uma máquina a tabela de roteamento normalmente inclui apenas a rota padrão. Além disso, do mesmo modo que as rotas para as redes diretamente conectadas são adicionadas automaticamente quando você configura o endereço IP da máquina, a rota padrão também é configurada quando você informa quem é o gateway da sua máquina. Portanto, os comandos para manipulação da tabela de roteamento são utilizados principalmente nos roteadores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados