Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 07 - Roteamento – Parte I

Algumas Questões sobre Roteamento

Se você observar, na explicação do funcionamento dos roteadores, dadas na seção anterior, só foram citadas funções das camadas 1 a 3, comprovando que, de fato, os roteadores só precisam dessas camadas para desempenhar sua tarefa. Embora não tenhamos falado explicitamente nada sobre a camada física nas explicações, você sabe que ela é a responsável por enviar os quadros da camada de enlace, como é o caso dos quadros Ethernet citados.

Uma nota sobre roteadores

Saiba que um roteador pode ser qualquer equipamento que tenha duas (ou mais) interfaces de rede e implemente as funções de roteamento da camada de rede. Portanto, é muito comum a utilização de computadores atuando como roteadores para separar redes dentro das empresas. Existem também switches que implementam a função de roteamento e são conhecidos como switches de nível 3. Na verdade, esses switches são a forma mais indicada para separar as redes internas das empresas, mas os computadores têm a vantagem principal de serem mais baratos. Os roteadores (hardware específico para essa finalidade) são mais utilizados para interligar redes entre empresas (ou matriz e filiais).

Embora dentro de uma empresa a ligação entre roteadores normalmente seja feita através de enlaces Ethernet, como foi o caso do exemplo que mostramos, quando os roteadores ligam prédios diferentes (como, por exemplo: matriz e filial, ou duas empresas diferentes), normalmente será utilizado outro tipo de ligação. Em muitos desses casos o link (meio físico) será contratado de uma operadora, podendo ser necessária a utilização de modems para fazer a interligação. Teríamos um cenário como o mostrado na Figura 5.

Interligação de roteadores com modems

Lembre-se, contudo, que o modem é um equipamento que trabalha no nível físico, portanto, ele não altera o processo como o roteamento ocorre. No link entre os roteadores seria utilizado um protocolo de enlace como o PPP, ou o HDLC, por exemplo, mas toda a lógica de utilização das tabelas de roteamento seria a mesma.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados