Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 07 - Roteamento – Parte I

Analisando o Roteamento em Detalhes

Cenário 3: Máquinas em redes diferentes, ligadas através de outras redes

A situação mais complexa é quando as máquinas se comunicando estão em redes distantes umas das outras, ou que exista pela menos uma rede entre a rede de origem e a rede de destino. Nesse caso, os pacotes são encaminhados de roteador em roteador, até atingir a rede de destino. A Figura 4 mostra redes interligadas de acordo com esse cenário.

Comunicação entre máquinas de redes diferentes que não são conectadas através de um mesmo roteador

Observe que R3 está conectado na internet. Isso significa que uma de suas placas de rede está ligada a um link que leva ao provedor de internet dessa empresa. Para filiais que estão ligadas à matriz de uma empresa e não possuem um link direto com a internet, você deve considerar que o link para a matriz seria o equivalente a esse link de internet.

Diferentemente dos cenários 1 e 2 estudados anteriormente, onde os roteadores não precisavam ter a rota default, neste cenário todos os roteadores precisam ter esta rota configurada, pois a rede possui uma saída para a internet. Ou seja, se não tivermos a rota default, precisaríamos configurar rotas para todas as redes na internet!


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados