Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 11 - IPv6 - Parte I

Estratégias de transição

Pilha Dupla (dual stack)

Neste mecanismo de transição, os nós se tornam capazes de enviar e receber pacotes tanto para o IPv4 quanto para a nova versão IPv6. Dessa forma, um nó IPv4/IPv6, ao se comunicar com um nó IPv6, comporta-se como um nó IPv6 e, ao se comunicar com um nó IPv4, comporta-se como um nó IPv4. Em outras palavras, são nós que proveem suporte a ambas as versões do Internet Protocol.

Esse método permite que hosts e roteadores estejam equipados com pilhas para ambos os protocolos (como pode ser visto na Figura 3), tendo a capacidade de receber e enviar os dois formatos de datagrama, IPv4 e IPv6. Sendo assim, cada nó operando em dual stack é configurado com ambos os endereços.

a) Pilha exclusivamente IPv4. b) Pilha dupla (dual stack). c) Pilha exclusivamente IPv6.

Essa estratégia de transição facilita a implantação do IPv6, pois permite que esta seja feita de forma gradual, configurando apenas pequenas seções do ambiente de rede a cada vez. No momento em que o IPv4 não seja mais utilizado, basta, então, simplesmente desabilitar a pilha IPv4 de cada nó operando em pilha dupla.

Tunelamento

Quando não se é possível implantar pilhas duplas nos nós da rede, uma das alternativas é a utilização de técnicas de tunelamento. As estratégias de tunelamento permitem encapsular pacotes IPv6 dentro de pacotes IPv4. Esse tipo de encapsulamento é conhecido como 6in4 ou IPv6-in-IPv4. É uma técnica eficiente quando os hosts de origem e destino estão em um mesmo tipo de rede, mas estão separados por um tipo de rede diferente.

Basicamente, a técnica 6in4 encapsula o pacote IPv6 dentro do campo de dados de um pacote IPv4, adequa, além de outros campos, os endereços de origem e destino para o IPv4, e envia o pacote que transitará em um segmento de rede IPv4 (ver Figura 4). No destino, ao verificar que se trata de um pacote identificado como 6in4, será removido o cabeçalho IPv4 e o pacote será tratado como IPv6. Também é possível, de forma análoga, encapsular pacotes IPv4 em pacotes IPv6, técnica conhecida como 4in6.

Funcionamento do tunelamento <span class='italico'>6in4</span>

Uma das formas de se utilizar túneis é criando-os manualmente. A técnica 6over4 utiliza um túnel manual estabelecido entre dois nós IPv4 para enviar o tráfego IPv6. Atente para a diferença entre a técnica de encapsulamento 6in4 (que inclusive pode ser utilizada com outras técnicas de transição) e o túnel 6over4.

Existem outras técnicas, além das baseadas em túneis descritas nesta seção, como o GRE e o Teredo. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) detalha esses métodos no seu portal sobre IPv6.

Tradução

Por fim, outras classes de métodos que podem ser empregados no período de transição são as baseadas em tradução de pacotes. Esses mecanismos podem atuar de diversas formas e em camadas distintas, traduzindo cabeçalhos IPv4 em cabeçalhos IPv6 e vice-versa, além de realizar conversões de endereços.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados