Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 11 - IPv6 - Parte I

Datagrama IPv6

O Quadro 1 mostra o formato do datagrama definido na versão 6 do protocolo IP. Assim como o protocolo IPv4, o datagrama IPv6 é composto de duas partes: o cabeçalho e a carga útil (dados).

VERSÃO CLASSE DE TRÁFEGO IDENTIFICADOR DE FLUXO
TAMANHO DOS DADOS PRÓXIMO CABEÇALHO LIMITE DE SALTOS
ENDEREÇO DE ORIGEM
ENDEREÇO DE DESTINO
DADOS
Quadro 1 – Formato do datagrama IPv6

O cabeçalho consiste em uma parte fixa com funcionalidade mínima necessária para todos os pacotes, mas que opcionalmente pode ser adaptada por extensões que permitem agregar novas funcionalidades (veremos mais sobre isso ainda nesta aula). O cabeçalho fixo ocupa um total de 40 bytes (320 bits). Em relação aos campos que compreendem o cabeçalho base no IPv6, temos o seguinte:

  • Versão (4 bits): indica a versão do protocolo. No caso, versão 6 representada em binário 0110.
  • Classe de Tráfego ou Traffic Class (8 bits): indica a classe de serviço à qual o datagrama pertence, permitindo um tratamento diferenciado a pacotes provenientes de determinadas aplicações. É uma das bases para o funcionamento do mecanismo de qualidade de serviço (QoS).
  • Fluxo de Rótulo ou Flow Label (20 bits): inexistente no IPv4, permite marcar pacotes de um fluxo específico, com o objetivo de diferenciar esses pacotes na camada de rede. Portanto, esse campo habilita uma identificação de fluxo e um processo por fluxo em cada roteador no caminho do pacote, facilitando, assim, o mecanismo de qualidade de serviço (QoS).
  • Tamanho dos dados (16 bits): indica o tamanho total da área de dados (carga útil) do pacote.
  • Próximo cabeçalho (8 bits): semelhante ao campo “Protocolo” do IPv4, indicando o tipo de informação que segue o cabeçalho base do IPv6. Essa informação pode ser o protocolo usado na camada de transporte, UDP ou TCP, ou um cabeçalho de extensão (que estudaremos adiante).
  • Limite de Saltos (8 bits): semelhante ao campo TTL do IPv4, limitando o número máximo de roteadores (hops) que um pacote IPv6 pode passar antes de ser descartado.
  • Endereço de origem (128 bits): indica o endereço de origem do pacote.
  • Endereço de destino (128 bits): indica o endereço de destino do pacote.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados