Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
É possível analisar estatísticas sobre a adoção do IPv6 na Internet continuamente. Um dos principais responsáveis por essa métrica é o Google, medindo a disponibilidade de conectividade IPv6 entre seus usuários.
A Figura 5 demonstra um gráfico relativo à tendência de utilização do IPv6 em serviços associados ao Google. É notório que nos últimos anos a adoção vem crescendo exponencialmente, apesar de ainda ser bastante baixa.
Outra grande parceira e entusiasta na adoção do IPv6 é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, ou simplesmente nic.br, entidade responsável pelas funções administrativas e operacionais relativas ao domínio .br. Em seu site (www.ipv6.br) é possível encontrar uma ampla gama de informações relativas à adoção do protocolo em território nacional.
O projeto 6lab (www.6lab.cisco.com), endossado pela Cisco, também provê ferramentas web para análise do status do IPv6 em diferentes países do mundo. Uma das funcionalidades disponíveis permite visualizar um mapa interativo ilustrando a utilização do protocolo em diferentes países, como ilustrado na Figura 6.
Por fim, é importante destacar que a adoção do IPv6 também acarreta a necessidade da implementação e adaptação de diversos outros recursos e serviços utilizados na Internet, como o protocolo de controle ICMP, o protocolo de alocação dinâmica de endereços DHCP e o serviço de nomes de domínio (DNS). Nos exemplos citados, foram implementadas versões conhecidas como ICMPv6 e DHCP6, além da adequação de uma nova entrada no registro (entrada AAAA) de recursos no DNS original.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados