Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 09 - Além do Ethernet: redes sem fio 802.11 - parte 1

Redes Sem Fio

As tecnologias que permitem a comunicação sem fio têm conquistado cada vez mais lugar no mercado. Algumas das principais vantagens desse tipo de tecnologia são: a simplicidade para instalação, uma vez que não são necessários cabos; a liberdade para mover o equipamento de um lugar para outro; e as altas taxas de transmissão conseguidas atualmente pelas tecnologias sem fio.

É importante observar que existem várias tecnologias de comunicação sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi (802.11), WiMax, redes de telefonia celular, etc., e cada uma tem uma finalidade diferente. Como o foco desta aula é a criação de LANs (Local Area Network) sem fio e conexões WAN (Wide Area Network), explicaremos em detalhes apenas o padrão 802.11, por se enquadrar nesse contexto e ser a tecnologia mais utilizada atualmente. Você estudará as outras tecnologias de redes sem fio na aula 11.

Redes Wi-Fi

O padrão que estudaremos agora se chama 802.11 e é o padrão definido pelo IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) para as LANs sem fio. Antes de qualquer coisa, precisamos entender qual a diferença entre os termos 802.11 e Wi-Fi, que você já deve ter ouvido falar. O termo Wi-Fi, que surgiu como uma abreviação de wireless fidelity, ou “fidelidade sem fio”, foi criado por uma organização chamada Wi-Fi Alliance como uma forma de mostrar que um dado equipamento que utiliza tecnologia de transmissão sem fio segue o padrão 802.11. Assim, quando você olhar um equipamento e ele tiver o logotipo Wi-Fi mostrado na Figura 1, poderá ter certeza de que ele foi testado pela Wi-Fi Alliance e, portanto, funciona de acordo com o padrão 802.11.

Logotipo Wi-Fi que garante ao equipamento conformidade ao padrão 802.11.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados