Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
É importante observarmos que uma rede sem fio não precisa ser necessariamente uma rede em que existe mobilidade, isto é, onde os dispositivos acessem a rede enquanto estão em movimento. Poderá, por exemplo, ter uma rede sem fio em casa e ter um desktop conectado a essa rede. Ou ter, então, um notebook que é sempre utilizado em cima de uma mesa. Um dia você pode usá-lo no seu quarto e outro dia na sala, mas ele é ligado somente após ser colocado em uma mesa e só é retirado desta após ser desligado. Pode, ainda, levá-lo para o trabalho e fazer a mesma coisa lá, ou seja, utilizá-lo apenas em uma mesa. Nesses casos, não houve mobilidade, visto que o notebook não foi movido da mesa onde foi utilizado.
Contudo, suponha que você estava no quarto com o seu notebook, baixando um arquivo da Internet enquanto estudava com ele e, no entanto, alguém ligou a televisão. Como o ambiente da sala estava mais silencioso, você, então, resolveu ir para lá com o notebook ainda ligado. Dessa forma, enquanto você estiver dentro do alcance do sinal do seu AP, poderá se movimentar livremente que não haverá problema nenhum, pois continuará conectado à rede.
A situação anterior foi simples porque você tinha apenas um AP. Suponha, agora, que uma situação semelhante ocorreu em seu trabalho e que você precisou sair de sua sala para mostrar alguma coisa no notebook ao seu chefe. Enquanto ia à sala dele, um arquivo também estava sendo baixado. Como a área da empresa não podia ser atendida por apenas um AP, imagine que você estava em um BSS e a sala do seu chefe em outro BSS.
À medida que você passava do seu BSS para outro vizinho, era importante que sua máquina se associasse automaticamente ao novo AP e que suas conexões de rede fossem mantidas. Esse processo se chama handoff, e é simples de ser realizado quando os dois computadores estão na mesma rede IP, pois consiste basicamente em fazer com que os APs saibam que a estação está associada a outro AP.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados