Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Nessa etapa deve-se definir o tamanho do disco para o guest. Sugerimos utilizar o padrão 8GB, mas do mesmo modo que a definição do tamanho da memória, o valor mais adequado dependerá da finalidade que a máquina terá (Figura 12).
Agora é só clicar em “Finalizar” na tela mostrada na Figura 13 e pronto. Terminamos! A máquina virtual convidada (guest) está criada.
Como você viu anteriormente, a criação da máquina convidada não instala o sistema operacional que escolhemos automaticamente. Portanto, a próxima etapa é instalar o sistema operacional na máquina virtual. Para isso, vá à tela principal do Virtualbox, conforme mostrado na Figura 14, e clique na máquina recém criada. Depois clique no botão “Configurações”, que está ao lado do botão “Novo”.
Será apresentada a tela mostrada na Figura 15, na qual podemos alterar as configurações da máquina virtual criada. Podemos entrar nessa opção a qualquer momento, desde que a máquina convidada não esteja sendo executada, como é o nosso caso, uma vez que ela acabou de ser criada.
Vamos clicar em “Sistema”, nas opções mostradas na parte esquerda da tela. Isso nos permitirá definir a ordem de boot da máquina, ou seja, por quais dispositivos a máquina tentará iniciar quando a ligarmos. Lembre-se que em uma máquina real fazemos isso entrando em sua BIOS (normalmente apertando a tecla enquanto a máquina está iniciando).
Para que possamos fazer a instalação de um novo sistema operacional a partir do CD/DVD é importante que na lista “Ordem de Boot”, a opção “CD/DVD” apareça mais acima que “Disco Rígido”. A ordem mostrada pode ser alterada clicando no item desejado, por exemplo “CD/DVD”, e depois clicando nas setas que aparecem ao lado (Figura 15).
Após termos verificado que “CD/DVD” está acima de “Disco Rígido”, podemos fechar a tela de configuração. Agora podemos colocar o CD (ou DVD) contendo o sistema operacional que queremos instalar na unidade e clicar no botão “Iniciar” na tela principal do Virtualbox. Veja que do mesmo modo que aconteceria em uma máquina real, nossa máquina convidada irá tentar (e conseguir) inicializar pelo CD. A partir desse ponto você continua a instalação como faria em qualquer máquina real, pois como dissemos o sistema operacional do host não sabe da existência da máquina virtual.
Depois que terminar a instalação e retirar o CD da unidade, sempre que precisar iniciar a máquina convidada criada, basta clicar no nome dela e depois no botão “Iniciar” na tela principal do Virtualbox. Como não vai mais haver um CD na unidade, e vai haver um sistema operacional instalado no disco rígido da máquina convidada, a inicialização ocorrerá pelo disco rígido.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados