Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 12 - Máquinas Virtuais

Máquinas Virtuais

Caso esteja criando uma máquina apenas para estudos, utilize o valor sugerido pelo VirtualBox. Apesar de ser um parâmetro muito importante, não se preocupe demais com ele nesse passo, porque você poderá alterá-lo a qualquer momento depois que a máquina for criada.

Agora, alocamos um espaço em disco para nossa máquina virtual. Como normalmente você não terá um disco rígido exclusivo para ser utilizado pela máquina virtual, o Virtualbox cria um arquivo na máquina host que serve como o disco rígido da máquina virtual. Pois é, o sistema operacional que você instalar na máquina virtual, e todos os arquivos que criar, serão armazenados dentro de um único arquivo da máquina real (host). Conforme mostrado na Figura 9, selecione “Disco Rígido de Boot (Primário Master)” e “Criar novo disco rígido” para que o arquivo que representará seu disco rígido seja criado.

Figura 09 - Definição do disco rígido da máquina virtual
Definição do disco rígido da máquina virtual
Fonte: Autoria própria.

Não se preocupe se parecer confuso o fato de o seu disco rígido ser um único arquivo. Você não precisará lidar com isso para utilizar sua máquina virtual, pois para ela é com se estivesse utilizando um disco rígido normal. Clique em próximo e será mostrada a tela apresentada na Figura 10.

Figura 10 - Início do assistente para configuração do novo disco rígido
 Início do assistente para configuração do novo disco rígido
Fonte: Autoria própria.

Como você pode ver, essa tela apenas avisa que iremos entrar no assistente para configuração do disco rígido da máquina virtual. Clique em próximo para que seja apresentada a tela mostrada na Figura 11, em que deve ser definido como será a alocação de espaço no disco real da máquina host para o disco virtual. Isso é chamado de tipo de armazenamento, que pode ser: fixo ou dinâmico.

No fixo, o VirtualBox criará o arquivo que representa o disco da máquina virtual exatamente com o tamanho definido para este disco. Ou seja, se você definiu que o disco terá 8GB de tamanho, o arquivo também terá exatamente este tamanho, mesmo no início em que nada foi gravado nele ainda. O problema desse método é o desperdício de espaço do disco do hospedeiro caso você não utilize todo este espaço alocado. Em compensação, o desempenho do disco virtual será maior que o do disco no método dinâmico, pois seu conteúdo será contínuo no disco real. Já no método dinâmico, o VirtualBox cria o arquivo do disco virtual o menor possível e ele vai crescendo à medida que você vai guardando dados neste disco virtual até o limite definido para ele. Este é o método mais recomendado para a maioria dos usuários. Portanto, selecione “Armazenamento dinamicamente expansível” na tela mostrada na Figura 11, e clique em próximo.

Figura 11 - Configuração do espaço utilizado pelo disco virtual
Configuração do espaço utilizado pelo disco virtual

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados