Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Como exemplos do software de virtualização podemos citar o VMware
No começo desta aula dissemos que você iria utilizar máquinas virtuais. Por isso, talvez você esteja preocupado pensando que vai ter que apagar o sistema operacional da máquina que utiliza para instalar um sistema operacional com suporte a virtualização. Calma! Isso seria complicar as coisas para você, e não é isso que queremos.
A boa notícia é que existem softwares de virtualização para serem executados sobre o sistema operacional que você já utiliza. Ou seja, esses softwares não são sistemas operacionais. Assim, seja qual for o seu sistema operacional, é possível instalar um software de virtualização e utilizá-lo para criar máquinas virtuais. Para efeitos de instalação, esse software de virtualização é um programa como outro qualquer. Ou seja, você o instala como faz com qualquer outro programa. A Figura 2 mostra este modelo.
Veja que o programa de virtualização é apenas um software a mais que está instalado no seu sistema operacional. A caixa “Prog” mostra que existem vários outros programas na máquina (como o Office, mostrado no item (B)) que executam diretamente sobre o sistema operacional principal. Além disso, mostramos o Windows como o sistema operacional principal da máquina, mas também poderia ter sido utilizado outro, como o Linux, por exemplo. Basta que exista um software de virtualização para ele. O software mostrado no item (B) da Figura 2, chamado VirtualBox [www.virtualbox.org], existe tanto para Linux como para Windows, e é o software que utilizaremos nesta disciplina.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados