Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 12 - Máquinas Virtuais

Máquinas Virtuais

Como exemplos do software de virtualização podemos citar o VMware ou o Xen . Esses softwares são sistemas operacionais que suportam virtualização, portanto eles é que são instalados no computador real (naturalmente, um deles em cada máquina real). A máquina virtual 1 poderia estar executando o sistema operacional Windows e a máquina virtual 2 um Linux, ou as duas poderiam estar executando Linux, ou as duas Windows. Na verdade, qualquer sistema operacional pode ser instalado nas máquinas virtuais, pois, como já vimos, ele não precisa tomar conhecimento do que está sendo executado sobre uma máquina virtual. Isso acontece porque o software de virtualização cria um hardware virtual de modo que o sistema operacional da máquina virtual enxerga realmente como se existisse um computador.

No começo desta aula dissemos que você iria utilizar máquinas virtuais. Por isso, talvez você esteja preocupado pensando que vai ter que apagar o sistema operacional da máquina que utiliza para instalar um sistema operacional com suporte a virtualização. Calma! Isso seria complicar as coisas para você, e não é isso que queremos.

A boa notícia é que existem softwares de virtualização para serem executados sobre o sistema operacional que você já utiliza. Ou seja, esses softwares não são sistemas operacionais. Assim, seja qual for o seu sistema operacional, é possível instalar um software de virtualização e utilizá-lo para criar máquinas virtuais. Para efeitos de instalação, esse software de virtualização é um programa como outro qualquer. Ou seja, você o instala como faz com qualquer outro programa. A Figura 2 mostra este modelo.

<span class='italico'>software</span> de virtualização sobre um sistema operacional: (A) Arquitetura de máquinas virtuais; (B) Exemplos de <span class='italico'>software</span>s utilizados

Veja que o programa de virtualização é apenas um software a mais que está instalado no seu sistema operacional. A caixa “Prog” mostra que existem vários outros programas na máquina (como o Office, mostrado no item (B)) que executam diretamente sobre o sistema operacional principal. Além disso, mostramos o Windows como o sistema operacional principal da máquina, mas também poderia ter sido utilizado outro, como o Linux, por exemplo. Basta que exista um software de virtualização para ele. O software mostrado no item (B) da Figura 2, chamado VirtualBox [www.virtualbox.org], existe tanto para Linux como para Windows, e é o software que utilizaremos nesta disciplina.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados