Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 12 - Máquinas Virtuais

Máquinas Virtuais

Como exemplo, criaremos mais uma máquina virtual com o nome Máquina_A. Para isso, clicamos no botão Novo ou no menu Arquivo(F) e depois clicamos em Novo. A próxima tela que surgirá é mostrada na Figura 6, na qual se deve clicar em Próximo(N).

Primeira tela no processo de criação de uma máquina virtual

O próximo passo consiste em definirmos o nome da máquina guest e escolhermos o sistema operacional que será utilizado, conforme é mostrado na Figura 7. Chamaremos a nossa máquina de “Máquina_A” e escolheremos o sistema operacional “Linux/Ubuntu”. Observe que existem várias versões do Windows e várias versões do Linux, além de outros sistemas operacionais. Escolha o que você pretende instalar na máquina virtual que está criando. Portanto, atenção: não pense que ele já irá instalar o sistema operacional. Quando terminar de criar a máquina virtual, você terá de instalar o sistema operacional escolhido na máquina virtual.

Definição do nome da máquina e do sistema operacional

O próximo passo é bastante importante e consiste em dimensionarmos a memória da máquina real que será reservada para a máquina virtual, conforme mostrado na Figura 8.

 Definindo a memória que será alocada para a máquina virtual

Para escolher um valor apropriado analise três coisas:

  1. Quanto de memória disponível existe em seu computador (máquina real);
  2. Qual o sistema operacional que a máquina virtual irá executar (escolhido na etapa anterior);
  3. Quais aplicações serão executadas na máquina virtual, ou seja, qual a finalidade dessa máquina.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados