Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Como mencionado na Aula 9, existem várias tecnologias de comunicação sem fio. Nessa aula, você estudou detalhes das redes Wi-Fi, baseadas nos padrões 802.11. Na aula de hoje, estamos interessados em outros padrões para redes sem fio e estudaremos, portanto, as tecnologias: redes de telefonia celular, WiMAX, Bluetooth e RFID.
A necessidade de comunicação em trânsito motivou o desenvolvimento da rede de telefonia móvel, com base na comunicação sem fio. Embora tenham sido criadas para transmitir tráfego de voz, as redes de telefonia móvel estão sendo utilizadas cada vez mais para transmitir dados. Com o crescimento expressivo das redes de dispositivos móveis, devido principalmente às suas facilidades de instalação, a arquitetura da rede de telefonia móvel mudou bastante durante os últimos trinta anos, passando por diversas gerações, como veremos a seguir.
As redes de primeira geração (1G) eram redes analógicas usadas apenas para voz e foram implantadas em 1982 nos Estados Unidos, utilizando uma tecnologia chamada AMPS (Advanced Mobile Phone System) ou Sistema Avançado de Telefonia Móvel. O sistema AMPS foi utilizado até 2008, quando foi encerrado formalmente, mas sua arquitetura serviu como base para o desenvolvimento dos sistemas que o substituíram.
Uma rede de telefonia móvel divide uma região geográfica em células, daí os nomes de telefones celulares e redes de telefonia celular. A Figura 1 apresenta cinco células de telefonia móvel. Cada célula possui uma Estação Rádio Base (ERB) que se comunica com os aparelhos celulares. Na vida real, as células são razoavelmente circulares, procurando-se manter uma zona de superposição, de modo que se evite uma zona de sombra do sinal, o que provocaria a interrupção do serviço. Para simplificação, essa distribuição de células é normalmente representada como hexágonos.
Cada célula utiliza um conjunto de frequências diferente, de maneira a não causar interferências. Normalmente, se formam grupos de 7 células (7 frequências distintas), conforme mostrado na Figura 2. Cada letra indica um grupo de frequências, existindo um afastamento de duas células entre a reutilização de frequências.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados