Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
O padrão Ethernet é uma tecnologia para interligação de diversas máquinas em rede. Algumas vezes, entretanto, queremos interligar apenas dois equipamentos. Os dois principais cenários onde isso acontece são: conectar um usuário ao provedor através de um modem (acesso discado ou modem a cabo, por exemplo); e interligar duas redes remotas (matriz e filial) conectadas através de seus roteadores, usando um link de uma operadora de telecomunicações.
Em ambos os casos são utilizados modems e podemos dizer que temos a nossa disposição apenas uma camada física. Qual será então a camada de enlace a ser utilizada? Nesses casos, a camada de enlace não estará contida no hardware (como é o caso do Ethernet), mas precisará, ao invés disso, ser definida através de software, ou seja, de um protocolo.
Os dois protocolos mais utilizados nesses cenários são o Point to Point Protocol (PPP) e o High Level Data Link Control (HDLC). O PPP é utilizado nos dois cenários, enquanto o HDLC tipicamente é utilizado apenas no segundo (interligar matriz e filiais). Vale ressaltar que o HDLC também suporta conexões multiponto, embora normalmente não seja utilizado para essa finalidade.
Esses protocolos evidentemente definem o formato dos quadros de enlace e as regras que controlam as suas transmissões. Suportam também mecanismos para efetuar a autenticação das duas partes (equipamentos) que estão se comunicando. Tipicamente eles irão transmitir pacotes do protocolo IP vindos da camada de rede.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados