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arrow_back Aula 09 - Google Drive: Documentos (Parte 02)

Outros Tipos de Índices

Referências Bibliográficas

“Referências bibliográficas” é um recurso necessário em documentos textos que fazem referência a texto, livros, artigos etc., de outros autores. Uma referência bibliográfica é um conjunto de informações que são necessárias para identificar a origem da obra literária. Normalmente, uma referência bibliográfica contém o nome dos autores, editora, título, ano de edição etc. Tais informações podem estar armazenadas em um banco de dados externo ou podem ser criadas no próprio documento texto.

Assim, vamos descrever os passos para criarmos uma tabela de referências bibliográficas em um documento texto.

Caixa de diálogo para criação de uma entrada bibliográfica
  1. Posicione o cursor no local onde deverá ser inserida a referência bibliográfica.
  2. Escolha a opção Inserir < Índices < Entrada bibliográfica na barra de menu principal. Surgirá uma caixa de diálogo semelhante ao da Figura 7.
  3. Escolha a opção “Do conteúdo do documento” no campo Entrada, já que vamos criar entradas bibliográficas no próprio documento.
  4. Clique sobre o botão Novo na caixa de diálogo. Surgirá então a caixa de diálogo para você entrar com os detalhes relacionados à referência. A caixa será similar àquela vista na Figura 8. Nesta caixa de diálogo, você deve preencher os campos de acordo com o tipo de referência que você deseja criar. Por exemplo, na caixa de diálogo da Figura 8 foram preenchidos dados referentes a um livro, tendo sido preenchidos os campos necessários para definir a referência. Depois de preenchidos os campos, clique sobre o botão OK.
  5. No campo Nome Abreviado, selecione a referência que acabou de ser criada e, em seguida, clique no botão Inserir.
  6. Após inserir a referência bibliográfica, clique sobre o botão Fechar para encerrar o processo.
Caixa de diálogo para criar uma entrada de referência bibliográfica

O Writer suporta duas formas de exibir referências (citações) em um documento texto. São elas:

  • Usando nome de autores e datas para referenciar documento, como [Silva, 2008]. Esse nome é o mesmo que você forneceu no campo Nome abreviado na caixa de diálogo Definir entrada bibliográfica.
  • Usando uma numeração sequencial da ordem de ocorrência da referência bibliográfica no texto como, por exemplo, [1].

Por padrão, o Writer utiliza o formato [Autor, ano]. Caso você deseje utilizar outro formato, como a numeração sequencial, basta selecionar a opção Entradas de números, na aba Índice/Sumário, da caixa de diálogo “Inserir índice/sumário”, conforme destacado na Figura 9.

Escolhendo a forma em que a referência bibliográfica vai aparecer no documento

Neste ponto do exemplo, as referências estão armazenadas em um banco de dados interno do Writer, podendo ser utilizadas em qualquer parte do documento, sendo necessário para isso executar apenas os passos 1 e 4. Na Figura 10, é ilustrado um exemplo de resultado quando você insere essas referências no texto.

Exemplo de resultado das inserções de entrada de referências bibliográficas em um texto

Após a criação de todas as entradas de referências bibliográficas, é necessário incluir a lista de todas as bibliografias no final do seu documento texto. Isso é feito através dos seguintes passos:

  1. Selecione a posição no documento texto no qual você deseja que a lista de referências, ou Bibliografia, seja inserida. Normalmente, as referências são inseridas no final do documento texto;
  2. Selecione a opção Inserir < Índices > Índices e sumário na barra de menu principal. Nesta caixa de diálogo, na aba Índice ou Sumário, escolha o Tipo como sendo Bibliografia. Clique sobre o botão OK para que a bibliografia seja gerada e inserida no seu texto.

A Figura 11 ilustra um exemplo desse índice.

Resultado parcial da inserção da Seção Bibliografia no final do documento

Entretanto, você deve observar que nem todos os campos de dados preenchidos no cadastramento da entrada bibliográfica estarão aparecendo na listagem completa das referências. Isso acontece porque a listagem gerada obedece à configuração básica do Writer. É necessário customizar cada entrada para obtermos um resultado mais satisfatório, como o da Figura 12

Resultado final (ideal) da criação da Seção Bibliografia no final do documento

Para configurar os campos que devem aparecer, é necessário seguir estes passos.

  1. Clique com o botão da direita do mouse sobre a região cinza correspondente à Bibliografia (gerada por último). No menu pop-up que vai surgir, escolha a opção Editar índice ou sumário.
  2. Surgirá a caixa de diálogo Inserir Índice ou sumário (ver Figura 13). Nela, escolha a aba Entradas.
  3. Escolha, no campo Tipo, o tipo de entrada bibliográfica. Podemos começar com o tipo livro (o de Vidas Secas). A partir de agora, as modificações realizadas afetam todas as entradas bibliográficas do tipo Livro.
  4. No campo Estrutura e Formatação, você vai notar uma série de botões que representam os campos da entrada bibliográfica fornecidos na caixa de diálogo Definir entrada bibliográfica (ver Figura 13). No caso do livro, em particular, precisamos que a entrada também exiba os campos omitidos, isto é, editora, edição e páginas. Clique sobre a seta para a direita para acessar os campos finais.
  5. Escolha os campos "Editora", "Edição" e "Páginas" na lista drop-down  localizada logo abaixo da palavra Estrutura. Para cada campo escolhido, clique sobre o botão Inserir. Automaticamente, o campo selecionado é inserido na representação dos campos. Depois que você terminar de inserir os campos remanescentes, basta clicar no botão OK. Automaticamente, a listagem na Seção Bibliografia é atualizada de acordo com os novos campos que você escolheu (ou removeu). Customizando a forma que cada entrada bibliográfica aparece na Seção Bibliografia
  6. Repita os passos 3, 4 e 5 para as outras duas entradas.
  7. Pronto, a customização das referências está finalizada.

Você precisa saber que esses menus automáticos de inserção de índices/sumários e bibliografia são padrões preestabelecidos pelo próprio Writer, mas que existem normas técnicas que também estabelecem padrões para esses mesmos itens. Algumas vezes, tais padrões são diferentes. Depois, você pode pesquisar na Internet a respeito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ver quais normas existem que padronizam não só as funções dos documentos textos, mas também uma série de instrumentos fabricados e vendidos no Brasil.Vale a pena conferir!

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