Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Podemos afirmar que um documento texto é complexo quando é formado por várias seções ou capítulos, possivelmente com subseções, e um número elevado de páginas. Para facilitar a leitura e compreensão desse tipo de texto, sugere-se a utilização de alguns componentes que visam os seguintes objetivos:
Esses componentes são, respectivamente, o índice analítico ou sumário, o índice remissivo e as referências bibliográficas. A seguir, vamos estudar cada um desses elementos, indicando como você pode incluí-los em seus documentos.
O índice analítico ou sumário é uma lista ou tabela dos títulos de capítulos, seções e subseções que compõem um documento texto associadas às páginas nas quais esses elementos estão localizados. Se você consultar um livro, vai perceber que logo no início vai existir essa tabela de conteúdos ou sumário, cuja função é ajudar o leitor a fazer uma navegação rápida para o capítulo ou seção de seu interesse, bem como ver suas seções principais e então saber do que fala o livro.
O Writer é capaz de construir esse índice automaticamente para você, desde que você tenha feito uso correto dos estilos estudados anteriormente. A principal vantagem dessa construção automática é que não precisamos sair procurando no texto onde estão os capítulos, seções, entre outros, para poder identificar em que páginas eles estão localizados. Além de ser um trabalho tedioso, teríamos um problema ainda maior sempre que fosse necessário remover uma seção, por exemplo, ou mudar a ordem dos capítulos, pois teríamos que refazer todo o índice analítico!
Só que para podermos nos beneficiar da criação automática de sumários que o Writer oferece, faz-se necessário certificar-se de que todos os estilos de Título foram usados de maneira consistente. O que queremos dizer com isso? Queremos dizer que todos os títulos de capítulos receberam o estilo Título 1, todos os títulos de seções de um capítulo receberam o estilo Título 2 e todas as subseções de uma seção receberam o Título 3, e assim por diante, para subdivisões extras que seu texto possa vir a ter.
Suponha, por exemplo, que o seu texto já foi escrito e se assemelha ao da Figura 1a. Então, você deve aplicar os estilos Título 1, Título 2, Título 3 etc. de maneira correta. Feito isso, o texto deve parecer com o apresentado na Figura 1b.
(a) (b) Figura 1- (a) Texto original sem uso de estilos; (b) texto com a aplicação dos estilos Título 1, Título 2 e Título 3, simulando um texto complexoVersão 5.3 - Todos os Direitos reservados