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arrow_back Aula 14 - Google Drive: Formulários - Questionário

Listas: Numeração e Marcadores

O procedimento para criar uma lista, seja ela numerada ou com marcadores, é um pouco diferente dependendo da caixa de texto utilizada, embora as ferramentas de manipulação sejam as mesmas.

Nas caixas que são criadas automaticamente a partir de um layout, o estilo disponível por padrão é o com marcadores. Enquanto para caixas de texto normais, um passo a mais é necessário para criar uma lista com marcadores: clicar no ícone “Ativar/Desativar Marcadores” . Esse ícone está localizado na barra de ferramentas Formatação de texto, que pode ser acessada através do menu principal, na opção Exibir>>Barras de ferramentas>>Formatação de texto.

Para criar outro item na listagem com o mesmo nível, basta apertar Enter. Isso permite que listagens sejam criadas muito rapidamente. Caso precise de um subnível, também é muito fácil, basta apertar a tecla Tab. Para voltar a um nível anterior, basta apertar simultaneamente as teclas Shift e Tab.

Você também pode alterar o tipo de marcador ou numeração utilizada, para isso, clicando com o botão direito do mouse na listagem e acessando a opção “Marcadores e numeração”, o que também pode ser feito pelo menu “Formatar” > “Marcadores e numeração”. Na janela que irá aparecer (Figura 2), você poderá escolher entre os diversos tipos de marcadores ou estilos de numeração oferecidos.

Vários estilos de marcadores oferecidos

Usando Hyperlinks

Um hyperlink nada mais é do que um atalho para um determinado endereço na Internet ou para um arquivo qualquer. Mas, para que ele funcione, você precisa indicar o caminho correto. No caso de um endereço na Internet, basta digitá­lo normalmente como você digitaria em seu navegador predileto. O Impress fará a formatação automática e criação do vínculo com a página. No caso de arquivos no próprio computador, basta selecionar a opção Documento, que está à esquerda na tela de configuração de hyperlinks (Figura 3). Lá, você navegará entre as pastas e arquivos do seu computador, em busca do documento que deseja associar ao hyperlink.

Para inserir um hyperlink ou personalizar sua aparência, selecione a opção Inserir>Hyperlink. Aparecerá então a janela de edição de Hyperlink, ilustrada na Figura 3.

Tela de configuração do Hyperlink

Quando se está inserindo um texto, ele pode ser usado como hyperlink. O Impress o formata automaticamente, criando o hyperlink e aplicando ao texto cor e sublinhado. Se você não quer que o Impress faça isso, basta selecionar a opção Editar>Desfazer Autocorreção no menu principal, ou pressionar Control+Z, desfazendo a ação.

Dica!

Lembre­se de que um hyperlink é apenas um atalho para o documento que deseja acessar. Logo, ao se mover a apresentação para um outro computador, você poderá perder a ligação com arquivos. Para que isso não aconteça, antes de criar a ligação, copie todos os arquivos para a mesma pasta na qual a apresentação se encontra e realize os hyperlink para essas cópias. Ao passar a apresentação para outro computador, passe a pasta completa, com a apresentação e os arquivos associados. Assim, não haverá problema algum e todos os arquivos serão acessados sem nenhum problema em qualquer computador

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