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arrow_back Aula 13 - Google Drive: Apresentações (Parte 02)

Adicionando Objetos ao Plano de Fundo

Falaremos agora como adicionar objetos de plano de fundo e outros elementos gráficos. Caso você queira que um mesmo objeto ou figura apareça em todos os slides de sua apresentação, a maneira mais fácil de resolver esse problema é usar o slide mestre. Não apenas ele diminuirá o tempo de produção da apresentação, mas também diminuirá o tempo de substituição desse elemento nos slides.

Uma das atividades mais comuns durante a preparação de uma apresentação é a de adicionar uma figura ao slide mestre. Para inserir uma figura já disponível no computador, realize os passos a seguir.

  1. Escolha a opção Exibir > Mestre > Slide mestre, disponível no menu principal.
  2. Selecione uma figura a partir do menu Inserir > Figura.
  3. Navegue até a pasta da figura em questão e a selecione. Ao clicar no botão Abrir, a figura estará disponível no seu slide.

Não só figuras, mas também outros objetos podem ser adicionados ao plano de fundo, como linhas decorativas, camadas de texto e algumas formas. Para inserir alguns desses elementos, utilize a barra de ferramentas Desenho, que pode ser acionado através da opção Exibir > Barras de ferramentas > Desenho, no menu principal.

Modificando Áreas de Texto Padrão

Quando um slide mestre é aberto para edição, aparecem cinco áreas de texto:

  • Área de título para layouts automáticos;
  • Área de objeto para layouts automáticos;
  • Área da data;
  • Área do rodapé;
  • Área do número do slide.

Clique com o botão esquerdo do mouse em alguma dessas áreas para que apareçam seus manipuladores (pequenos quadrados ao redor). Use os manipuladores para modificar o tamanho e a posição da área.

Dica!

Assim como no Writer, para manter a proporção da figura durante a alteração de seu tamanho, mantenha a tecla Shift pressionada.

Além das modificações citadas anteriormente, também é possível realizar outras, como adição de plano de fundo e bordas. Essas opções podem ser acessadas respectivamente através dos menus Formatar > Área, bem como pelo menu e Formatar > Linha.

Embora você possa formatar os campos "Área da data", "Área do rodapé" e "Área do número do slide", eles não irão aparecer automaticamente em cada slide. Para que eles apareçam, as opções Inserir > Número da página, bem como a opção e Inserir > Data e hora devem ser selecionadas.

Adicionando Texto a Todos os Slides

Alguns dos slides mestres fornecidos possuem objetos no rodapé. Você pode adicionar outros objetos de texto no slide mestre, para que sejam apresentados como cabeçalho ou rodapé. Para isso, basta realizar os seguintes procedimentos.

  1. Escolha a opção Exibir > Mestre > Slide mestre, no menu principal.
  2. Na barra de ferramentas Desenho, selecione o ícone Texto.
  3. Clique uma vez no slide mestre para desenhar um objeto, e então digite ou cole seu texto no objeto, ou adicione outros campos, como descrito a seguir.
  4. Escolha a opção Exibir > Normal quando tiver terminado a edição do slide mestre.

Para adicionar um campo, como data ou número de página a um objeto de texto no cabeçalho ou rodapé, escolha a opção Inserir > Campos, e selecione a opção que desejar no submenu. Se você quer editar um campo no seu slide, selecione a opção Editar > Campos... . Os campos que podem ser usados no Impress são:

  • Data (fixa);
  • Data (variável) – atualizada automaticamente quando você recarrega o arquivo;
  • Hora (fixa);
  • Hora (variável) – atualizada automaticamente quando você recarrega o arquivo;
  • Autor – primeiro e último nome do usuário informados ao LibreOffice;
  • Número da página;
  • Título da página
  • Total de páginas
  • Nome do arquivo.

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