Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 13 - Google Drive: Apresentações (Parte 02)

Painel de Slides

O Painel de slides contém miniaturas dos slides de sua apresentação na ordem em que eles são mostrados. Ao clicar em uma das miniaturas no painel, o slide referente a ela será mostrado na área de trabalho do Impress. Enquanto o slide estiver na área de trabalho, você poderá realizar as mudanças que achar necessárias.

Várias operações adicionais podem ser realizadas em um ou mais slides no painel. Entre elas, temos:

  • Adicionar novos slides em qualquer lugar da apresentação.
  • Ocultar um slide para que ele não seja mostrado na sequência de slides da apresentação.
  • Excluir um slide da apresentação, caso ele não seja mais necessário.
  • Renomear um slide.
  • Copiar ou mover o conteúdo de um slide para outro (copiar e colar, ou cortar e colar, respectivamente).

Painel Lateral

O painel lateral possui várias seções, acessíveis nos ícones disponíveis na barra lateral direita. As funcionalidades do painel lateral serão apresentadas a seguir.

  • Propriedades: Neste campo são disponibilizadas diversas opções padrões de layout. O layout define a disposição dos elementos na tela. Basta escolher um que seja do seu agrado ou que seja mais adequado para a sua finalidade e modificá-lo ao seu gosto.
  • Transição de slides: o Impress também permite que você insira transições entre os slides. Transições são os efeitos animados aplicados durante a passagem de um slide para outro. Elas são bastante utilizadas e servem para deixar a apresentação mais dinâmica, deixando-a mais atrativa visualmente.
  • Animação personalizada: você também pode querer aplicar animações em objetos pertencentes ao slide. Como exemplo, você pode colocar um objeto se movendo de um lado para outro no slide enquanto fala sobre ele. Animar um objeto é uma forma de destaque bem útil. Essa seção permite que você selecione esses objetos e aplique várias animações a eles.
  • Páginas mestres: aqui você pode definir o estilo de páginas para sua apresentação. O Impress possui vários modelos de páginas mestres preparados. O padrão é o que possui fundo branco, mas os demais possuem um plano de fundo diferenciado.
  • Estilos e formatação: neste local será possível alterar os estilos utilizados na apresentação de forma rápida. No Impress, os estilos funcionam de modo semelhante ao que estudamos no Writer.
  • Galeria: a galeria conta com um banco de figuras, organizadas por categorias, prontas para serem inseridas e editadas nos slides em produção.
  • Navegador: permite uma visualização mais panorâmica da ordenação do slides, de modo a prover uma maneira mais rápida de navegar-se entre os slides da apresentação.

Área de Trabalho

A área de trabalho do Impress possui cinco abas: Normal, Estrutura de tópicos, Notas, Folheto e Classificador de slides. Essas cinco abas são também chamadas de “botões de visualização”. Existem também várias barras de ferramentas que podem ser usadas durante a criação de slides. Você pode acessá-las através da opção Exibir > Barras de ferramentas. A atual seção denominada de “Área de Trabalho” está abaixo dos botões de visualização. Cada botão habilita uma visualização da área de trabalho que facilita a produção de certas tarefas:

  • A aba Normal ativa a principal visualização para criação de slides. Use essa visualização para formatar, modelar e adicionar elementos como figuras e efeitos de animação aos slides.
  • Na aba Estrutura de tópicos, você poderá visualizar títulos de tópicos e listas. Use essa visualização para alterar a ordem dos slides, editar títulos e cabeçalhos, alterar a ordem de itens de listas e adicionar novos slides.
  • A visualização “Notas” permite que você adicione comentários para cada slide. Essas notas não são visualizadas durante a apresentação.
  • Já na aba Folheto você poderá imprimir seus slides para um folheto. Ela também permite que você escolha quantos slides aparecerão por página na seção Painel de Tarefas > Layouts. Miniaturas dos slides podem ser selecionadas e arrastadas para alterar a posição dos slides na apresentação.
  • Por fim, na aba “Classificador de slides”, você poderá encontrar uma miniatura de cada slide em ordem. Use essa visualização para alterar a ordem dos slides ou adicionar transições entre eles.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados