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Agora vamos ver como é simples configurar uma nova apresentação utilizando o Assistente de apresentações. No entanto, uma coisa importante antes de iniciar a criação no Impress é planejar a sua apresentação e definer qual será a sua finalidade. Para colocar um conjunto de figuras em uma apresentação informal, você não precisará de tanto planejamento como para criar uma apresentação para lecionar sobre um assunto e ensiná-lo a outras pessoas, pois essa não é uma tarefa tão simples, requerendo um pouco mais de planejamento. Pense bem em como estruturar suas ideias e deixe o resto com o Impress.
Uma boa pedida para iniciar a elaboração de sua apresentação é começar pelo Assistente de apresentações. Para acessá-lo, você precisará clicar no menu Arquivo > Assistentes > Apresentações. Esse recurso permitirá que você crie uma apresentação vazia, a partir de um modelo ou abrir uma apresentação já existente. Selecione o tipo de apresentação que deseja e avance para a próxima tela do assistente, no botão Próximo.
Na próxima tela (Figura 3), você escolherá o modelo dos slides. Nessa tela, você possui a escolha Planos de fundo para apresentações. Ao escolher essa opção, clique em um dos itens da lista que aparecerá abaixo. Caso a opção Visualizar esteja marcada, você visualizará uma prévia dos itens ao selecioná-los.
Logo abaixo dos modelos, você poderá definir qual a mídia de saída da apresentação. Geralmente, as apresentações são criadas para serem visualizadas em computadores. Logo, a opção mais utilizada é a Tela.
Agora, vamos para o próximo passo: definir a transição de slides. Você pode definir o efeito de transição utilizado e a velocidade com a qual ele é realizado. Na tela ilustrada na Figura 4, você também pode automatizar a apresentação, fazendo com que o Impress passe um slide depois de um certo tempo. Para isso, marque a opção Automático e defina o tempo de Duração da página (slide) e quanto tempo ele esperará até passar para o próximo slide (opção Duração da pausa). Caso queira uma apresentação comum, deixe marcado a opção Padrão.
Se você selecionou a opção “A partir do modelo”, aparecerão outras páginas para auxiliar na configuração. Basta responder aos questionamentos do assistente, caso deseje. Esses campos não são obrigatórios, portanto, podem ser deixados em branco.
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