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arrow_back Aula 13 - Google Drive: Apresentações (Parte 02)

Criando seus Próprios Modelos

Criar um modelo próprio é bem simples. Abra a apresentação que você quer usar, selecione a opção Arquivo > Modelos > Salvar... Escolha o nome do novo modelo e a pasta na qual ele irá ser colocado. Depois, clique no botão OK e seu novo modelo estará pronto para utilização!

Modificando um Modelo

Você pode editar o estilo ou o conteúdo de um modelo e, então, se você desejar, reaplicar o estilo do modelo aos documentos que foram criados a partir daquele modelo.

Atenção!

Você pode apenas reaplicar estilos e não reaplicar conteúdo.

Para editar um modelo, selecione a opção Arquivo > Modelos > Gerenciar modelos. Procure e selecione o modelo que você deseja editar, então, clique duas vezes para abri-lo. . O modelo selecionado será carregado no Impress. Edite o modelo normalmente como qualquer outra apresentação. Para salvar suas mudanças, escolha a opção Arquivo > Salvar, disponível no menu principal.

Da próxima vez que você abrir um documento que foi criado a partir do modelo modificado, aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja aplicar as alterações nesse documento. Caso essa seja sua vontade, clique no botão Sim. Caso queira deixar a apresentação como está, clique em Não.

Organizando Modelos

O LibreOffice só pode utilizar modelos que estão nas pastas de modelos. É possível, no entanto, criar uma nova pasta de modelos e usá-la para organizar seus modelos. Por exemplo, você pode separar pastas de modelos para diferentes propósitos ou projetos. Para iniciar a organização, escolha a opção "Arquivo" > "Modelos" > "Gerenciar modelos" para abrir a tela de Gerenciamento de modelos, que pode ser vista na Figura 9.

Tela de Gerenciamento de Modelos

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