Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula
Nessa parte do material, vamos falar sobre as máquinas usadas no processo de construção de PCB do fabricante LPKF.
Protomat S62 é uma máquina especializada na criação de circuito impresso. Ela realiza os processos de fresagem e furação. Oferece precisão de até 0,2mm e caixa de ferramentas, possibilitando a troca automática de brocas (ajuste de profundidade manual). Nas Figuras 4 e 5, temos imagens dessa máquina.
Seu gabinete integrado reduz o barulho no ambiente e também serve como capa protetora, proporcionando maior segurança ao ambiente de trabalho. Além disso, possui iluminação integrada, opcionais de sistema de vácuo para melhor fixação das placas e sistema de câmeras para reconhecimento automático dos furos de fiducial e auxílio na calibragem da profundidade das brocas.
A MiniContac RS é um sistema desenvolvido para a produção de protótipos de PCB e pequenas séries de placas de circuito impresso. Ela realiza o processo de metalização dos furos.
MiniContac RS possui apenas quatro bacias químicas que podem ser facilmente alteradas caso se faça necessário. Na Figura 6, temos uma imagem dessa máquina.
ZelPrint LT300 é uma impressora de mesa manual para prototipagem SMD e confecção de pequenos lotes de produtos. Permite a aplicação da pasta de solda para componentes SMD com precisão superior aos processos convencionais. Na Figura 7, temos uma imagem dessa máquina.
A Protoplace S é uma máquina especializada em posicionar componentes SMD em placas de circuito impresso. Seu sistema ergonômico semiautomático e o seu sistema de câmera permitem precisão superior aos métodos convencionais. Possui, também, o modo dispenser, que permite a aplicação de pasta de solda nas placas. Na Figura 8, temos uma imagem dessa máquina.
Protoflow S é um forno utilizado para confecção de lead-free refluxo da solda. Sua finalidade é a prototipagem rápida SMD e produção de pequenos lotes. Ela funciona em conjunto com a Protoplace S para a soldagem de componentes SMD na PCB e também participa do processo de aplicação de máscaras. Na Figura 9, temos uma imagem dessa máquina.
Apresenta gaveta motorizada para acesso à placa de circuito, conexão externa com medidor de fluxo de gás inerte (reduzindo a oxidação no processo de refluxo e proporcionando juntas melhor soldadas).
A Protoflow é muito útil para refluxo SMD de solda, endurecimento adesivo por precipitação e endurecimento por precipitação de pasta condutora, dentre outros procedimentos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados