Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula

arrow_back Aula 03 - Introduçao às máquinas de produçao e aos softwares de controle de processo

Processos de produção de Placa de Circuito Impresso (PCB) - pt.3

Dica

Veja também o catálogo da empresa alemã PKF Laser & Electronics (LPKF) no site <http://www.lpkf.com>, e então fique inteirado sobre o lançamento de novas máquinas para impressão de circuito em PCB. Atualmente, já existe no mercado máquinas a laser para realizar processos antes realizados por brocas. A Anacom é a empresa brasileira representante da LPKF, logo é interessante também ver o seu site <http://www.anacom.com.br>.

O processo principal é a fresagem, em que a máquina utiliza brocas para realizar a retirada do material. Nele será feito o isolamento da trilha, que consiste na retirada no cobre do substrato. A fresadora LPKF ProtoMat S62 é um tipo de fresa CNC (Computer Numeric Control ou, em português, Controle Numérico Computadorizado), que permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico. A utilização de CNCs permite a produção de peças complexas com grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.

Ao final do processo de fresagem, a placa ficará apenas com trilhas, porém isso não é bastante para o funcionamento dos componentes. Faz-se necessário realizar os furos na placa para inserção dos componentes, que será a próxima etapa do processo de fabricação. Após finalizar os processos de fresagem e furação, temos uma placa equivalente a placa da Figura 2. Para placas de duas faces, em que devem existir furos para ligar os dois lados da placa, deve-se realizar esses furos antes da fresagem e metalizá-los para permitir a passagem de corrente de um lado para o outro. Aqueles furos que não conectam os dois lados da placa, devem ser realizados após a fresagem, e portanto, depois da metalização.

Placa de Circuito impresso

Observação

O termo CAD e CAM é usado pela maioria dos processos de produção, do projeto até o protótipo final. Então é importante você saber qual o significado de cada sigla. O CAD (computer-aided design ou, em português, desenho auxiliado por computador) é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia de design para facilitar o projeto de desenho técnicos. Computer Aided Manufacturing (CAM) ou Manufatura Auxiliada por Computador, contrapondo-se ao CAD, está no processo de produção. O CAM é utilizado para processos que tem ligação direta com máquina.

Ao final dos processos de fresagem e furação é possível a utilização da placa, porém temos alguns processos de acabamento. Como foi citado antes, algumas placas tem cores, como verde, vermelho e azul. Essa camada de cor é chamada de máscara antissolda. A máscara ajuda no momento da soldagem, impedindo a dispersão da solda no local e permite que a placa tenha um tempo de durabilidade maior, evitando oxidação na placa. Há outros tipos de proteção para a placa, com vários tipos de verniz, porém eles não têm a mesma durabilidade em proteção contra oxidação. Nas Figuras 3-a e 3-b temos imagens de placas verde e vermelho, após a aplicação da máscara antissolda.

Figura 03 - (a) PCB com máscara antissolda cor verde; (b) PCB com máscara antissolda cor vermelho Fonte: (a) <http://sp.quebarato.com.br/sao-paulo/placa-de-circuito-impresso__1AAE00.html>;
(b) <http://www.qicircuitos.com.br/images/pci-vermelha-m.jpg>.
Acesso: 27 set. 2012.

A depender da aplicação pode se utilizar componentes relativamente grandes, no entanto a maioria dos dispositivos atuais são construídos a partir da tecnologia SMD (Surface Mounting Service), que são componentes que objetivam reduzir o espaço ocupado pelos componentes tradicionais. Todavia, eles têm restrições de temperatura e uso. Para esses componentes, existem máquinas que realizam a aplicação deles na placa.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados