Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula

arrow_back Aula 03 - Introduçao às máquinas de produçao e aos softwares de controle de processo

Processos de produção de Placa de Circuito Impresso (PCB) - pt.2

O desenvolvimento de placas de circuito impresso na indústria é norteado principalmente pela norma IPC-A-600, que estabelece critérios de aceitação para placas de circuito impresso, levando em consideração as principais características destas, como, por exemplo, largura e espaçamento do condutor, material dielétrico, solda, tamanhos de furos, entre outros. Sendo assim, é bastante comum, quando não existir requisitos específicos determinados pelo cliente, os fabricantes seguirem essa norma.

Dica

Procure saber mais sobre essa norma, você pode precisar na sua vida profissional.

O processo de produção de placa de circuito impresso pode ser realizado por diferentes máquinas com funcionalidades diferentes. Iremos utilizar algumas máquinas do fabricante LPKF. A construção de uma placa de circuito impresso profissional passa por várias etapas que vão desde a fresagem até a soldagem, incluindo processos químicos.

Observação

É importante lembrar que não existe apenas produção de PCB por meio de máquinas de produção. As PCB podem ser feitas também com alguns produtos químicos, até mesmo, em casa. Na indústria, costumam ser produzidas em grande escala por meio de máquinas de alta complexidade.

Tente você mesmo aprender a produzir sua PCB em casa. Para isso, basta procurar na internet manuais de fabricação de produção caseira de PCB. Fica a dica: “Conhecimento a mais nunca é muito!”.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados