Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula
Para iniciarmos a discussão sobre o BoardMaster, no caso a apresentação do software, veja a sua tela inicial na Figura 14. Observe que esse é um típico software de operação de máquina, com algumas características essenciais desses softwares como botão de start e stop.
O Board Master é a ferramenta que controla a Protomat S62. Ele utiliza o arquivo CAM gerado pelo CircuitCAM para a fabricação da placa, a extensão do arquivo gerado pelo software é LMD. Você pode estar se perguntando: por que não utilizar um único software com as funcionalidades do CircuitCAM e do Board Master? Saiba que o operador do Board Master (função de profissionais como vocês, após terminarem o curso) não tem a obrigação de entender o circuito daquela placa e nem a permissão de modificar algo desta, assim os passos executados até chegar no CircuitCAM é função do projetista de circuito impresso. Isso evita que haja reclamação dos projetistas no momento da fabricação da placa.
No software, podemos visualizar todo o protótipo final, trilha a trilha, furos e cortes, aplicar zoom na tela, acionar a broca manualmente, entre outras ações. A operação da máquina é através de fases, cada uma tem suas funcionalidades especificas e estas são alocadas de forma sequencial para a fabricação de um protótipo profissional. O Board Master permite a seleção de brocas, auxiliando oo operador indicar quais brocas são necessárias em cada fase do processo. Um importante componente na operação da máquina é o auxilio da câmera, que permite o ajuste da broca, verificação de erros e uma melhor visualização da placa. A visualização da câmera pode também realizar o calculo da distância das trilhas, isso foi um passo essencial na evolução da Protomat S42 para S62. Nas aulas práticas, o Board Master será melhor apresentado, com detalhes para as suas funcionalidades.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados