Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 05 - Estrutura Organizacional de uma Manutenção

Sistemas de controle

Não sei se você percebeu, mas, durante o desenrolar desta aula, estivemos sempre perseguindo uma forma de controlar a manutenção. E por falar em controle, hoje em dia, a melhor forma de se controlar processos é através dos computadores. Então, se é assim, vamos aproveitar para darmos uma olhada nos parâmetros que vão fazer parte dessa informatização.

Para que um sistema de controle de manutenção tenha sucesso, ele deve contabilizar alguns parâmetros e sincronizá-los no tempo. Vejamos alguns dos parâmetros que devem ser controlados e simultaneamente sincronizados no tempo. São eles:

  1. Quais os serviços que serão feitos.
  2. Quem vai executá-los.
  3. Quais recursos serão necessários para executá-los.
  4. Qual o custo de sua execução.
  5. Quanto tempo será gasto em cada um dos serviços.
  6. Qual será o custo de cada um dos serviços.
  7. Qual será o custo por unidade e custo global.
  8. Que materiais serão aplicados.
  9. Quais máquinas, dispositivos ou ferramentas serão empregados nos serviços.

Todos esses parâmetros ou itens deverão ser ou estar nivelados aos recursos de mão-de-obra, à programação para a utilização de máquinas operatrizes ou de elevação e cargas, ao registro para a consolidação do histórico e finalmente à alimentação de sistemas especialistas e à adequada priorização dos trabalhos.

Não sei se você achou muito complicado, mas é que temos de pensar em todas as possibilidades. Afinal de contas, nosso controle deve servir para vários tipos de manutenção, você não acha?

Continuando e, para uma melhor compreensão, considere o fluxograma a seguir, pois os fluxogramas, além de proverem uma boa compreensão dos processos, podem ser implementados em quaisquer das linguagens computacionais.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados