Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 04 - Os Custos de uma Manutenção

Custos de perdas

Os custos relativos às perdas são aqueles oriundos da perda do lucro que determinado equipamento traria se estivesse em funcionamento. É aquele lucro que a empresa deixou de obter porque a linha de montagem ficou parada, compreendeu?

Esses custos abrangem as falhas do equipamento principal sem que o equipamento reserva esteja disponível para operar e sustentar a produção. Veja que não importa a causa dessa falha. Ela pode até ser causada por uma ação imprópria da manutenção. O que importa é que houve um prejuízo por falta de funcionamento do bem.

Agora voltemos ao caso do Zé vendedor de carros na Figura 2 a seguir. Para tentarmos ilustrar esse tipo de custo, o Zé está fazendo uma nova venda e pede um preço com uma nova justificativa. Veja o quanto Zé está pedindo no Buggy. O Zé inclui no custo final de seu produto, os dias parados, ou seja, os Custos de Perdas.

O vendedor do Buggy tenta incluir no valor do carro as perdas pelos dias parados

Se é justo ou não o pedido do Zé, não é bem a questão que estamos tratando aqui. O fato é que ele adicionou ao preço do produto os custos de perdas. Nesse caso do Buggy, as perdas pela parada do equipamento não deveriam fazer parte do custo final do produto, embora o conceito de custo de perdas esteja correto. O que você acha dessa situação? Discuta um pouco mais sobre esse caso com seu monitor e seus colegas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados