Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 04 - Os Custos de uma Manutenção

A terceirização da manutenção

Diante desses novos paradigmas da manutenção estudados até o momento, a decisão sobre a terceirização de uma manutenção se torna cada vez mais complexa, uma vez que a manutenção passou a fazer parte das técnicas gerenciais modernas, o que envolve muito mais que uma simples planilha de custos. Sob esse novo paradigma, a manutenção tem em última análise o compromisso de agregar valor ao produto final e aumentar sua adequação ao uso, por parte do cliente.

Por outro lado, existem situações em que se deve recorrer a terceirização da manutenção. Essas situações são aquelas que envolvem equipamentos caros e/ou específicos ou cuja manutenção exija uma alta capacitação tecnológica ausente na empresa. Situações semelhantes são também aquelas em que os fabricantes se reservam o direito de reter informações técnicas e a venda de peças de seus equipamentos. Nesses casos, a terceirização é inevitável e ao que pese os fatores econômicos.

Ultimamente, os fabricantes de alguns equipamentos de grande porte e alta complexidade tecnológica assumiram por completo a manutenção de seus equipamentos. Essa atividade, adicionada ao fabrico, venda, montagem e distribuição de equipamentos, vem se tornando cada dia mais lucrativa. Se por um lado certos custos ficaram elevados, por outro os custos referentes às perdas se tornaram menores, dado a eficiência de uma equipe técnica altamente especializada. Essa situação aponta para a saída que é uma manutenção terceirizada.

Outro fator extremamente impactante são as consequências de um mundo capitalista globalizado. Como no mundo capitalista os lucros determinam os comportamentos, então alguns fabricantes exageram na venda de manutenções preventivas para seus equipamentos. Há hoje no mercado equipamentos previamente programados para simular “panes” ou mesmo exibir a mensagem de “parada obrigatória para manutenção” quando na verdade é necessário apenas um reset do sistema.

Ainda sob o paradigma do capitalismo, a obsolescência proposital aliada a outros fatores que estimulam o consumismo inviabilizou a manutenção de certos equipamentos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados