Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 03 - Estudo de microcontroladores PIC – Parte I

Análise dos microcontroladores PIC 16F84, 16F628 e 16F877 - pt.6

Na linha 29 é dito que todos os três processadores podem ser colocados para dormir. Ótimo! Com isso, quando não estiverem executando alguma tarefa, colocá-los para dormir ajuda na redução do consumo. Para circuitos em campo isso é primordial, não acha?

Outra coisa boa: na linha 30 é dito que você pode gravar seu programa no microcontrolador usando um código de segurança. Feito isso, não tem perigo de algum pirata roubar seu código. Só use o código de segurança num produto final e nunca enquanto estiver desenvolvendo ou testando o seu software. Se esquecer o código de segurança, adeus! Ninguém mais terá acesso ao programa fonte.

Na linha 31 são especificadas as quantidades de portas de E/S (Entrada/Saída) presentes em cada um dos microcontroladores em análise. Você percebe que o 16F877 apresenta uma quantidade de portas de Entrada/Saída bem maior que os outros dois microcontroladores (18 a mais que o 16F628 e, 20 a mais que o 16F84). Isso lhe dá maior potencial de trabalho quando muitas entradas devem ser monitoradas ou quando muitas saídas devem ser ativadas.

Na linha 32 é fornecido o valor da corrente de saída das portas (no caso, 25 mA para todas as saídas dos três chips). Esta corrente por si só já é suficiente, sem circuitos adicionais para alimentar diretamente circuitos externos, tais como os de acendimento de LED (que precisam de correntes da ordem de 10 mA).

Das linhas 33 a 35, existem informações de tempo de operação e de vida dos componentes. Não dá para acreditar que não sejam verdadeiras. Aliás, não dá para esperar para ver se são verdadeiras, não é mesmo? Veja a informação da linha 35, a qual especifica que o tempo de retenção de dados na memória EEPROM é de 40 anos.

Na linha 36, para encerrar, é dito que todos estes microcontroladores possuem um oscilador RC interno, capaz de gerar um sinal de clock de 4 MHz. Isso possibilita criarmos circuitos com esses microcontroladores sem a necessidade de outro componente externo, nem mesmo um cristal ou gerador de clock externo, já que possuem o seu próprio oscilador. Um oscilador RC, como o que foi visto na disciplina de Eletricidade, se constitui em um circuito extremamente simples, tendo em sua malha de oscilação apenas um capacitor (de capacitância C) e um resistor (de resistência R).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados