Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
O padrão USART foi muito usado nas quatro últimas décadas, mas está perdendo fôlego para o padrão USB (Universal Serial Bus – Barramento Serial Universal). Um módulo de comunicação serial USB está presente em alguns microcontroladores da família 18F. É possível encontrar também alguns chips da família 18F com outras interfaces de comunicação como CAN e Ethernet.
Você já ouviu falar sobre os protocolos de comunicação USB, CAN e Ethernet? O Ethernet e o USB talvez sim, devido ao uso do primeiro na internet e do segundo na ligação de periféricos como impressora e mouse a um PC – Computador Pessoal. De qualquer forma, busque informações sobre eles. Será de muito bom proveito ter essas informações.
Nas linhas 22, 23 e 24 são citados módulos para conversão analógica / digital, para capturar, comparar e gerar PWM e para comparação. Esses módulos funcionais são muito importantes para quem trabalha, por exemplo, projetando sistemas de controle de ambiente que precisam receber sinais analógicos e convertê-los para digital ou que precisa, por exemplo, gerar sinais para controle de velocidade de motores que precisa gerar sinais PWM (sinais modulados por largura de pulso. Sinais que podem atuar mais ou menos de acordo com a sua largura de pulso em nível alto. Não queira saber mais por enquanto, este conhecimento lhe será transmitido quando estiver cursando engenharia elétrica, que tal?).
Na linha 25, o termo Programação Serial In-Circuit, ou ICSP, significa que você pode programar, apagar e reprogramar o microcontrolador sem ter que retirá-lo do circuito ou do kit de desenvolvimento. Esta técnica será utilizada durante nossas aulas práticas.
Na linha 28 faz-se referência à grande quantidade de fontes de interrupção. No 16F877 são 14 fontes de interrupção, enquanto, no 16F84 são apenas 4. Mais adiante, trataremos sobre interrupção de programa e como utilizar cada uma dessas fontes geradoras de pedidos de interrupção. Normalmente, cada fonte de interrupção está relacionada a um recurso do microcontrolador. Daí, já dá para perceber o quanto o 16F877 é mais “poderoso” do que o 16F84.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados