Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 03 - Estudo de microcontroladores PIC – Parte I

Análise dos microcontroladores PIC 16F84, 16F628 e 16F877 - pt.4

A associação do PWRT e do OST é usada algumas vezes como forma de garantir um tempo mínimo de reset ao microcontrolador, equivalente ao tempo de todos os dispositivos envolvidos no projeto estarem funcionando adequadamente.

Na realidade, todos os módulos citados (POR, BOD, PWRT, OST e WDT) são usados para garantir situação ótima ao ligar e para garantir que, na ocorrência de quedas de alimentação ou de falhas na programação, sempre ocorra um pulso de reset (ou de inicialização) no microcontrolador. Isso nos dá maior confiança em deixar um sistema a microcontrolador no campo e ter a certeza de que, mesmo sem a presença humana, o sistema poderá se autocorrigir de uma falha ou falta. Essa autocorreção se dá pela reinicialização do sistema sem a ação direta de um operador. Afinal, quando um sistema é colocado em locais longínquos e de difícil acesso, como a floresta Amazônica, ou pouco acessíveis como, por exemplo, o dorso de uma onça pintada, nem sempre pode haver a presença humana para dar um CTRL+ALT+DEL, equivalente a quando queremos, reinicializar o Windows após uma falha.

Na medida em que adquirir maturidade no assunto, você poderá assimilar melhor as colocações feitas anteriormente. Entenda pelo menos uma coisa: o fabricante desses microcontroladores pensou em tudo para garantir que um sistema projetado com esses dispositivos não venha a deixar de funcionar, caso alguma anomalia temporária altere sua operação normal.

Nas linhas 17 e 18 são especificados três temporizadores, os quais podem ser usados em aplicações gerais que exijam contagem de tempo. Dois de 8 bits (o Timer 0 e o Timer 2 que contam até 255) e outro de 16 bits (o Timer 1 que conta até 0FFFFh). No 16F84 só existe um Timer de 8 bits que é o Timer 0.

Da linha 19 à 21 são citados os três padrões de comunicação serial de dados disponíveis nestes chips:

  • SPI (Serial Peripheral Interface) – padrão serial programável.
  • I2C (Inter Integrated Communication) – padrão de comunicação serial muito usado entre componentes como, por exemplo, entre o microcontrolador e uma unidade de memória serial externa.
  • USART (Universal Synchronous Assynchronous Receiver Transmitter) – padrão de comunicação serial síncrono ou assíncrono entre um transmissor e um receptor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados