Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Nas linhas 7 e 8 são citados os tamanhos de duas memórias para armazenamento de dados, uma do tipo RAM (volátil) e uma do tipo EEPROM (não volátil). Ambas são muito pequenas, mas, normalmente o suficiente nas aplicações para as quais se prestam os microcontroladores. A RAM é usada para armazenar variáveis de programa temporárias e a EEPROM é usada para armazenar variáveis de programa requeridas já na partida do programa ou tabelas permanentes, como uma tabela com valores de seno de ângulos, por exemplo.
Na linha 9 é especificado o tamanho da memória pilha, de apenas 8 bytes para os três microcontroladores. Essa memória só é usada internamente pelos microcontroladores para controle de fluxo de programa, guardando endereços de retorno de sub-rotinas ou de interrupções de programa. Como é muito pequena (apenas 8 bytes), evite durante a programação chamar uma função, que chama outra função, que chama outra função e, assim, sucessivamente. Muitas chamadas de funções podem provocar o estouro de pilha e a perda de rumo do programa.
Veja na linha 11 da tabela que, para os três microcontroladores, a largura do barramento de dados é de 8 bits (lembra que na Aula 2 foi dito que uma das características importantes de um microprocessador é a largura do seu barramento de dados? Se não, recapitule o conteúdo). Isso os classificam como sendo de 8 bits e só poderem fazer operações de transferência, operações lógicas ou operações aritméticas com tipos de dados de largura de byte.
Da linha 12 à 16 são citadas as características dos módulos de:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados