Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 03 - Estudo de microcontroladores PIC – Parte I

Análise dos microcontroladores PIC 16F84, 16F628 e 16F877 - pt.3

Nas linhas 7 e 8 são citados os tamanhos de duas memórias para armazenamento de dados, uma do tipo RAM (volátil) e uma do tipo EEPROM (não volátil). Ambas são muito pequenas, mas, normalmente o suficiente nas aplicações para as quais se prestam os microcontroladores. A RAM é usada para armazenar variáveis de programa temporárias e a EEPROM é usada para armazenar variáveis de programa requeridas já na partida do programa ou tabelas permanentes, como uma tabela com valores de seno de ângulos, por exemplo.

Na linha 9 é especificado o tamanho da memória pilha, de apenas 8 bytes para os três microcontroladores. Essa memória só é usada internamente pelos microcontroladores para controle de fluxo de programa, guardando endereços de retorno de sub-rotinas ou de interrupções de programa. Como é muito pequena (apenas 8 bytes), evite durante a programação chamar uma função, que chama outra função, que chama outra função e, assim, sucessivamente. Muitas chamadas de funções podem provocar o estouro de pilha e a perda de rumo do programa.

Veja na linha 11 da tabela que, para os três microcontroladores, a largura do barramento de dados é de 8 bits (lembra que na Aula 2 foi dito que uma das características importantes de um microprocessador é a largura do seu barramento de dados? Se não, recapitule o conteúdo). Isso os classificam como sendo de 8 bits e só poderem fazer operações de transferência, operações lógicas ou operações aritméticas com tipos de dados de largura de byte.

Da linha 12 à 16 são citadas as características dos módulos de:

  • POR (Power on Reset) – que força ou garante que o microcontrolador seja “resetado”, ou seja, reinicializado ao ser ligado.
  • BOD (Brown out detect) – que força também um reset no microcontrolador ao perceber uma falha ou queda na alimentação, garantindo assim a sua operacionalidade apenas com níveis aceitáveis de tensão.
  • PWRT (Power up timer) – que temporiza, ao ligar, a subida do nível da tensão de alimentação mantendo o microcontrolador em reset por um tempo de aproximadamente 66 ms, após o POR.
  • OST (Oscillator Start up Timer) – que temporiza a partida do oscilador externo, garantindo que o microcontrolador também seja mantido em reset enquanto ocorre a estabilização do sinal de clock gerado pelo oscilador externo.
  • WDT (Watchdog ou cão de guarda) – que força um reset no microcontrolador sempre que ocorrer um “estouro” de contagem (ou seja, passa de 255 a 0).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados