Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula
Agora que já conhece um pouco mais sobre a eletrônica, incluindo sua evolução e sua situação nos dias atuais, vamos fazer a nossa parte, que é estudar e aprender sobre seus fundamentos e aplicações. Portanto, mãos à obra.
Se você olhar para a figura 8, apesar de não conseguir analisar esse circuito ainda, você deve, além de reconhecer os elementos presentes nesse circuito, saber o princípio de funcionamento de cada um deles. Você não lembra? Então vamos revisar esses conceitos juntos.
Essa lei trata da relação entre corrente e tensão em resistores e foi estabelecida pelo físico alemão Georg Simon Ohm. Por isso, em sua homenagem, a unidade de resistência elétrica tem o seu nome. A lei de Ohm é definida da seguinte forma:
Estabelece que a tensão em um resistor é diretamente proporcional à corrente que flui através dele.
Mas, o que isso significa? Vamos considerar o circuito da figura 9a. Sabemos, pelo circuito, que há uma tensão, V, aplicada aos terminais do resistor, R, fazendo com que flua uma corrente, I, através dele. Com isso, vamos analisar a seguinte pergunta:
Qual a relação entre V e I nesse circuito, ou melhor, o que ocorre com a corrente se variarmos o valor da tensão?
Essa pergunta é facilmente respondida pela definição da lei de Ohm. Podemos interpretar por essa lei que qualquer variação na tensão irá causar uma variação na corrente proporcional à resistência. Para um melhor entendimento, vamos analisar o gráfico da figura 9b. Este gráfico ilustra a relação entre tensão e corrente do circuito da figura 9a. Considerando, inicialmente, que a tensão aplicada ao resistor é de 10 Volts, a corrente resultante dada pelo gráfico é de 10 mA (mili Ampere = 10-3 A). Logo:
Se mudarmos a tensão aplicada ao resistor de 10 V para 20 V, temos uma alteração na corrente de 10 mA para 20 mA. Logo, temos novamente uma resistência de
com isso, podemos concluir que para qualquer valor de tensão aplicada ao resistor a corrente terá um valor que manterá a resistência constante. Você deve ter em mente que o mesmo ocorre se variarmos a corrente, ou seja, a tensão também irá se alterar de forma a manter a resistência constante, obedecendo a lei de Ohm.
Agora que aprendemos o princípio de funcionamento da lei de Ohm, vamos aplicá-la a circuitos mais elaborados, por exemplo, com resistores em série e em paralelo. Então vamos aproveitar e revisar o cálculo de resistência equivalente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados