Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Eletrônica

Transformação triângulo estrela (∆Y)

Existem associações de resistores que não conseguiremos obter sua resistência equivalente, a não ser que realizemos uma transformação triângulo estrela, também conhecida como delta estrela. Primeiramente, vamos entender como realizar essa transformação e em seguida faremos um exemplo demonstrando essa aplicação. As figuras 12a e 12b ilustram as configurações delta e estrela, respectivamente. Já a figura 12c ilustra como podemos fazer a substituição através dos nós A, B e C, comuns para ambas as configurações.

<span class='strong'>a)</span> Configuração triângulo <span class='strong'>b)</span> Configuração estrela <span class='strong'>c)</span> Arranjo para substituição

Para realizar a transformação da configuração triângulo para estrela ou estrela para triângulo devemos fazer uso das equações listadas abaixo.

Transformação triângulo para estrela Transformação estrela para triângulo
Tabela 2 - Equações para transformações.

 

Exercício Resolvido - Encontre a resistência equivalente entre os pontos A e B.

Você deve ter notado que não sabemos se os resistores estão em série ou em paralelo, uma vez que não temos nenhuma das características vistas anteriormente de tensão e corrente para essas associações. Porém, se analisar atenciosamente, verá que os resistores de 30 Ω estão formando uma configuração triângulo. Logo, podemos realizar uma transformação triângulo para estrela utilizando as equações da tabela 2, ilustrada na figura abaixo.

 

 

Com essa transformação podemos ver que temos dois pares de resistores em série, como destacado na figura. Consequentemente, o resultado desses resistores em série (20 Ω) está em paralelo, ou seja, 20 Ω em paralelo com 20 Ω. A partir desse momento deve ter ficado fácil calcular a resistência equivalente. Então, calculando a resistência equivalente, temos:

 

 

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados