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O diagrama de comando é composto de ligações entre a rede elétrica de alimentação, que pode ser monofásica ou trifásica no Brasil; do dispositivo a ser acionado, um motor elétrico, por exemplo; e de componentes de abertura e fechamento de circuitos, que podem ser contatores, botoeiras, relés, disjuntores etc. Esses podem ser divididos em seccionamento, proteção contra curto-circuitos, proteção contra sobrecarga e dispositivos de manobra.
Por realizar a divisão dos circuitos de força e de comando. Pelos circuitos de força circulam correntes mais elevadas, enquanto nos de comando circulam apenas as correntes necessárias para acionar os dispositivos de seccionamento e proteção.
Um contator possui contatos (normalmente abertos e normalmente fechados, que mantém tal condição enquanto o contator não está ativado) e uma bobina. A bobina pode ser acionada a distância. Quando acionada a bobina, o contator muda os estados de seus contatos. Os normalmente abertos se fecham e os normalmente fechados se abrem. Alem de existirem os contatos principais (onde são ligados a carga ou cargas principais) existem contatos auxiliares utilizados para funções diversas como selagem de circuitos ou acionamento de lâmpadas, avisos sonoros entre outras.
É uma chave mecânica com contatos normalmente abertos e/ou normalmente fechado. Possui uma mola que mantém geralmente a botoeira sempre no mesmo estado quando em repouso e é acionada sobre pressão no botão realizada por um operador.
O contator e o relé se diferem basicamente na operação e características, pois a atuação do relé está associada a algum evento que requeira sinalização ou proteção, tais como: sobrecarga, sobretensão, sobretemperatura, tempo etc. Seu funcionamento é semelhante ao do contator no que diz respeito a bobina e forma de atuação, onde uma pequena corrente é suficiente para realizar a atuação da bobina que por sua vez, abre ou fecha circuitos de corrente muito mais elevada, permitindo assim o isolamento dos circuitos de força e de comando.
Um fusível atua no momento de uma sobre corrente abrindo o circuito através do rompimento de um metálico interno. Depois de aberto, o circuito só poderá ser estabelecido através da troca do fusível. No caso do disjuntor, ele também atua no momento de sobrecorrente, mas a sua atuação é mecânica, abrindo o circuito mecanicamente, o qual pode ser reestabelecido rearmando o disjuntor.
A botoeira B1 dá início ao sistema, ligando o motor M1 e habilitando a ligação do motor M2. Sem o acionamento do M1, o motor M2 não pode sem acionado devido ao contato de C1 permanecer aberto impedindo a ligação de C2. C1 permanece ligado devido ao seu selo (o contato de C1 em paralelo a botoeira B1). Ao acionar o motor M2 através de B2, o motor M1 é desligado (o contato fechado de C2 no circuito de C1 abre desligando-o). C2 permanece ligado devido ao seu selo (o contato de c2 normalmente aberto e em paralelo a botoeira B2 e ao contato normalmente aberto de C1). Para desligar o motor M2 deve-se utilizar a botoeira B0 que é normalmente fechada e abre o circuito desligando C2, fechando o contato C2 normalmente fechado na malha de C1, habilitando a ligação do motor M1 novamente.
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