Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Clique aqui para verificar suas respostas.
Fusíveis e relés térmicos. O fusível atua no caso de uma sobrecorrente. Se a corrente que passar pelo circuito for maior que a projetada para o fusível ele rompe seu metálico abrindo completamente o circuito. Essa sobre corrente pode ser gerada pelo dispositivo que está sendo alimentado pelo circuito elétrico ou por um surto de energia devido a raios ou outras fontes anormais.
Os relés térmicos trabalham com a ideia de atuação quando um corrente acima da nominal se mantém por uma tempo prolongado. Essa corrente é inferior a do fusível, não gerando a atuação desse último. Isso ocorre pois os condutores possuem uma certa tolerância a surtos de corrente que não sejam muito altos. Assim, o rele é projetado para aguentar correntes bem mais elevadas em curtos períodos, mas os relés térmicos atuam para correntes acima das nominais que persistem por um tempo demasiadamente longo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados