Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Para exemplificar e analisar melhor um diagrama de comando, vamos partir do ponto que necessitamos acionar um motor elétrico trifásico de duas formas:
A Figura 13 mostra um diagrama de comando para acionar um motor trifásico sem proteção, mas apenas para fins ilustrativos, uma vez que na prática isso não deve ser feito.
A Figura 13 mostra um diagrama de acionamento bem simples de um motor elétrico trifásico, dividindo os circuitos de força e de comando. O circuito de força necessita das três fases, uma vez que alimenta diretamente o motor. Já para o circuito de comando, é necessária apenas uma referência de tensão que pode ser fase-fase ou fase-neutro, como mostrado na Figura 13.
Quanto ao funcionamento do circuito acionado pelo diagrama, tem duas botoeiras: uma para ligar o circuito (B1) e uma para desligar (B0). Quando acionamos a botoeira B1, fechamos um caminho para que seja possível circular uma corrente pela bobina do contator C1. Quando isso ocorre, então os contatos do contator C1 são todos acionados, tanto os do circuito de força quanto os de comando. Quando o contato do circuito de força é fechado, o motor entra em funcionamento. Uma vez fechado o contato C1 do comando, mesmo sendo retirada a pressão sobre B1, existe um caminho para a corrente ficar alimentando sempre a bobina C1. Isso se chama selo do contator.
Para desligar o motor, é necessário pressionar a botoeira B0, pois assim a corrente será interrompida e, não havendo corrente na bobina do contator C1, todos os seus contatos voltam a sua posição de repouso. No entanto, essa ligação não é feita na prática, pois não há nenhuma proteção para o motor e os condutores. A Figura 14 mostra um diagrama de comando para partida direta de um motor elétrico trifásico com as devidas proteções.
O diagrama de comando mostrado na Figura 14 tem o mesmo princípio de operação do mostrado na Figura 13. Ele também é acionado a partir da pressão sobre a botoeira B1 e desligado a partir da botoeira B0. A diferença está na proteção. No circuito da Figura 14, a alimentação do motor pode ser interrompida de mais duas maneiras: ou devido a uma sobrecorrente, pois o fusível F123 abriria o circuito de força ou o F4 faria com que o circuito de comando interrompesse a alimentação; ou ainda a partir de uma sobrecarga térmica, nesse caso, a bobina do relé térmico Rt1 atuaria interrompendo o circuito de comando e também abrindo o circuito de força.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados