Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 04 - Chaves controláveis – BJT, MOSFET, IGBT, GTO

Transistor de Efeito de Campo de Óxido Metálico Semicondutor (MOSFET)

MOSFET de potência tem o funcionamento semelhante ao do BJT, a principal diferença está na forma de controle. O BJT funciona a partir de uma corrente de base mínima para que flua uma corrente no coletor, o MOSFET funciona controlado por uma tensão, e não uma corrente como o BJT. Outra diferença relevante é o tempo de chaveamento, o MOSFET consegue operar a frequências superiores ao BJT.

Os MOSFET se dividem em duas categorias, os MOSFET de depleção e os MOSFET de enriquecimento. A Figura 7 mostra o MOSFET tipo depleção, canal N e canal P, enquanto que a Figura 8 mostra o MOSFET de enriquecimento também canal N e canal P.

Estrutura e símbolo do MOSFET tipo depleção.
Estrutura e símbolo do MOSFET tipo enriquecimento.

O sinal “+” indica que o material é dopado fortemente. A dopagem é quando alguns outros elementos químicos são adicionados ao semicondutor puro (o silício é um bastante comum) como objetivo de modificar a sua propriedade semicondutora. Da dopagem obtemos os elementos tipo P e tipo N.

Os dois tipos de MOSFET, depleção e enriquecimento tem o mesmo princípio de funcionamento, a principal diferença está na existência de um canal físico no MOSFET tipo depleção, enquanto que no tipo enriquecimento esse canal é virtual, criado pelo deslocamento de elétrons.

Em linhas gerais, para se ter um MOSFET operando como chave, basta controlar a tensão na porta para controlar a passagem de corrente entre a fonte e o dreno.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados