Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Para checar as respostas, clique aqui.
Um transistor opera em três situações possíveis: na região de corte, na região ativa ou na de saturação. Na região de corte o transistor não conduz corrente, ou por estar desligado ou porque a corrente da base não é suficiente para fazer o transistor entrar em condução. Na região ativa o transistor atua como um amplificador, a corrente no coletor é aumentada por um fator multiplicador em função da corrente da base. Na região de saturação o transistor atua como um curto circuito. A corrente da base é elevada a ponto de fazer com que a tensão entre coletor e emissor seja muito pequena.
Para o funcionamento como chave, as regiões adequadas são as de corte e saturação, pois na região de corte o caminho entre o coletor e emissor está aberto (como uma chave aberta) e na região de saturação esse caminho está fechado, pois há condução de corrente e uma queda de tensão bem pequena, configurando uma chave fechada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados