Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 04 - Chaves controláveis – BJT, MOSFET, IGBT, GTO

Princípio de Funcionamento dos Transistores

Um transistor é um dispositivo de três terminais que é largamente utilizado na eletrônica devido às suas características de amplificação. A Figura 2 mostra o símbolo do transistor.

Representação do transistor.

De uma forma simples, podemos dizer que a tensão que é aplicada entre os terminais base e emissor controla a corrente que circula do coletor para o emissor. Essa característica permite o funcionamento do transistor como amplificador, pois uma pequena corrente circulando na base permite uma corrente bem maior circulando no coletor, e permite também o seu funcionamento como chave, que será explorado nesta aula.

A composição física do transistor se assemelha ao diodo. A diferença é que o diodo apresenta a junção de dois materiais, um do tipo P e um do tipo N, enquanto que o transistor apresenta a junção de três materiais, dois do tipo P e um do tipo N ou o contrário, dois do tipo N e um tipo do P, como podem ser observados nas Figuras 3 e 4, respectivamente. As correntes ib , ic e ie são as correntes circulantes na base, coletor e emissor.

 Características construtivas do transistor PNP. Características construtivas do transistor NPN.

A diferença entre os dois tipos de transistores, PNP e NPN está na polaridade, com o sentido da corrente entre coletor e emissor. Isso implica também na mudança da polaridade da tensão aplicada na base do transistor, no entanto, o funcionamento de ambos é semelhante.

Existem duas equações básicas no estudo e análise de transistores, a Equação 1 podemos retirar do seu diagrama e a Equação 2 é definida a partir das características funcionais do transistor.

Ie = Ic + Ib (1)

Ic = β . Ib (2)

Em que β é o parâmetro de ganho de corrente e é fornecido pelo fabricante do dispositivo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados