Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 01 - Noções de Eletricidade - Primeiros passos I

Origem da palavra eletricidade

Ah! Antes de iniciar com a história da eletricidade, vale lembrar que a Terra, colocada também na primeira figura, é um grande condutor esférico eletrizado negativamente com carga avaliada em 580 kC (o que é isso de kC? Você mesmo será capaz de dar essa resposta quando concluir esta aula – "Se avexe não ...").

A história da eletricidade está relacionada, como a história da maioria das ciências, ao homem e à sua incessante ousadia de conhecer o universo e delinear o seu espaço.

Sabe-se que tudo começou há aproximadamente 600 anos antes de Cristo, na antiga Grécia, com o filósofo e matemático Tales de Mileto que, ao esfregar um pedaço de âmbar em um retalho de pele de carneiro, observou que corpos leves (pedaços de palha seca, fiapos de tecidos e até fragmentos de madeira) eram atraídos pelo âmbar.

O âmbar é uma resina fóssil, muito usada para fazer joias e outros objetos ornamentais. Do âmbar, que em grego chama-se élektron, surgiu o nome eletricidade. A característica de atração, aliás, não é inerente apenas ao âmbar. Para comprovar, faça a experiência sugerida na Atividade 3.

Veja como foram importantes para a nossa vida a perseverança e o estudo dessas pessoas. Dito isso, vamos conhecer alguns fatos ligados à descoberta da eletricidade e saber quem foram alguns gênios que propiciaram toda essa evolução que culminou com o conforto proporcionado pela eletricidade hoje? Vale a pena conhecer.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados