Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula
Nessa época, também surgia a ideia de que existia a eletricidade animal (origem do que hoje é conhecida por bioeletricidade). Entre os interessados nesse tipo de eletricidade, destacou-se o anatomista italiano Luigi Galvani (1737-1798) que, realizando experimentos com sapos, observou a ocorrência de uma contração muscular sempre que o músculo da perna do sapo era colocado em contato com dois metais diferentes. Como nenhuma eletricidade externa estava sendo aplicada aos músculos, Galvani chegou à conclusão de que eram os músculos do sapo os geradores dessa eletricidade, denominada de eletricidade animal.
Luigi Galvani, médico e pesquisador italiano, pioneiro no estudo da bioeletricidade. Para mais informações sobre esse cientista, acesse o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Luigi_Galvani>.
Os experimentos de Galvani despertaram o interesse de Alessandro Volta no início da década de 1790. Para Volta, os movimentos na perna da rã eram causados pelo que chamou de eletricidade artificial. Segundo ele, a contração no músculo da perna da rã, tipo um choque elétrico, resultava da diversidade dos metais usados e não do próprio músculo da rã. Para comprovar sua teoria, Volta empilhou vários discos de prata e zinco, separados por papel ou tecido embebido em salmoura, apoiados em um suporte de hastes verticais de madeira, tendo dois fios de cobre ligados, um na base e outro no topo da pinha de metais, como pode ser visto na Figura 3.
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, físico italiano, conhecido mundialmente pela invenção da pilha elétrica. Se quiser saber mais sobre esse cientista, acesse o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alessandro_Volta>.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados