Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula
De forma simples, Volta usou um disco de cobre, sobre ele um disco de feltro embebido em ácido sulfúrico diluído em água, depois um disco de zinco, sobre esse, outro disco de feltro embebido em ácido sulfúrico diluído, depois outro disco de cobre, e assim sucessivamente.
Volta chamou esse seu aparelho de órgão elétrico artificial. Ele acabava de inventar, na realidade, o que conhecemos por pilha elétrica (pilha, por analogia à forma como o construiu), dispositivo capaz de fornecer, em seus terminais, um valor de tensão elétrica.
Embora a pilha de Volta tenha sido construída com vários discos dos dois metais, uma experiência mais simples pode ser feita usando uma solução de ácido sulfúrico em água e dois eletrodos, um de cobre e um de zinco, conforme mostrado na Figura 4. O dispositivo construído por Volta gerou uma diferença de potencial elétrico entre o eletrodo de cobre e o de zinco e, como consequência, um fluxo de corrente no fio que liga os dois eletrodos.
Lembram que a unidade de tensão elétrica é dada em Volt? Taí a explicação.
Vamos parar esta aula por aqui. Para verificar o que conseguiu apreender, faça cuidadosamente a autoavaliação proposta logo a seguir. Se necessário, não se “acanhe”, releia o texto. Na próxima aula retomaremos a história e a introdução de alguns conceitos fundamentais deste mundo eletrizante.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados