Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula
Características das EEPROM
A EEPROM é um tipo especial de EPROM e que usa o mesmo princípio de porta flutuante das EPROM. No entanto, uma fina camada de óxido adicionada abaixo do dreno do MOSFET possibilita que seja também apagada eletricamente.
A aplicação de uma tensão de, aproximadamente, 21 volts fará o valor da memória ser '1'. Tal carga não desaparecerá mesmo depois de removida a tensão de 21 volts.
Tal mecanismo de escrita e de apagamento, além de requerer uma corrente muito baixa, o que pode ser realizada com o chip no próprio circuito, permite o apagamento e a reprogramação de palavras individuais, em vez da memória inteira.
Hoje já existe um tipo muito especial de EEPROM, o qual trabalha com níveis mais baixos de tensão e que permite que sejam gravados e apagados os bits “em circuito”. São as memórias flash, usadas nos pendrives utilizados, hoje em dia, por todos nós para armazenar nossos arquivos de dados, de músicas, de filmes, de fotografias etc. Na internet, através do Google, você encontrará muitas informações interessantes sobre estas memórias.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados